Smart apresenta a eBike

292
A Smart, companhia propriedade da Mercedes-Benz, apresenta a Electric Bike, uma bicicleta elétrica desenhada para curtas deslocações dentro da cidade.

Como veiculo eléctrico que é, a eBike dispõem de uma bateria de lítio com a capacidade de 423 watts-hora, e segundo a Smart, dependendo do ciclista e da sinuosidade do percurso, é capaz de fazer uns impressionantes 100 Kms numa só carga. E porque a bateria está localizada no ponto central do chassis, ajuda no equilíbrio e no controlo da bicicleta.

Ao fim dos 100 Kms carregar a bateria é tão simples como ligá-la a uma qualquer tomada de eletricidade e esperar cinco horas pela carga completa. Na eventualidade de não existir nenhuma ligação elétrica disponível, pode ser carregada pelo próprio pedalar, bastando para isso que selecione um dos quatro programas de carregamento no painel de informações localizado no guiador.

Este painel de informações permite o controlo das funções básicas da Smart Bike, como nível de carga, velocidade, distância percorrida, e quando removido, impede o funcionamento da bicicleta – no fundo funciona como um computador de bordo com chave incluída. Dispõem ainda de um suporte opcional para o smartphone, que juntamente com a aplicação da eBike e através de ligação USB, permite carregar o telemóvel à medida que o sistema de navegação é utilizado ou qualquer outra aplicação.

Novidade numa bicicleta elétrica é a travagem regenerativa. Quer isto dizer que todas as vezes que é usado o sistema de travagem da bicicleta a energia cinética é utilizada para carregar a bateria. Aliado ao sistema de carregamento em movimento, descidas longas e íngremes são ideais para recuperar parte da carga.

O uso da bicicleta está a atravessar uma fase muito trendy com o uso em grandes cidade a aumentar a olhos vistos. Aliar um objecto de transporte prático, tecnológico e com um excelente design pode tornar o conceito da eBike num sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome