Odemira vai ter 1000 km de percursos de BTT para turistas ativos

264

O concelho de Odemira vai ter uma rede de 1000 quilómetros de percursos para BTT, assumindo-se como um principal destino nacional para a prática desta modalidade, não só pela estruturação da oferta turística e técnica para a prática do BTT, mas sobretudo pela qualidade ambiental e paisagística do território.
O projeto será implementado no prazo de um ano e resulta de um protocolo estabelecido entre o Município de Odemira e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, através do e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional.
O desenvolvimento dos desportos de evasão e do turismo de natureza é uma das apostas estratégicas do Município de Odemira, valorizando as potencialidades do imenso território, com grande parte classificado Rede Natura e cuja zona costeira se insere na área de Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O concelho de Odemira tem conhecido crescente procura para a prática de BTT, no litoral e no interior, tanto numa perspetiva de competição como de lazer e turismo. Nos últimos anos, têm surgido vários clubes e associações dedicados à modalidade, não só através da prática regular, mas também na promoção de eventos de BTT e definição de trilhos.
A criação do produto turístico “Odemira BTT” irá envolver os agentes locais ligados à atividade turística, e desportiva e terá como base as características ambientais e paisagísticas do concelho, a partir dos vários núcleos urbanos, articulando os trilhos já existentes.
O projeto prevê o levantamento e marcação no terreno dos trilhos existentes e a criar até à sua disponibilização ao nível informático, para que qualquer pessoa possa ter acesso e possa percorrer o território odemirense em BTT, de forma autónoma.
Serão criadas rotas individuais em formato GPX e KML, georreferenciadas, com fichas de caracterização técnica e descrição paisagística dos percursos (criação de conteúdos – textos, mapas, gráficos distância/perfil altimétrico) a divulgar através da Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome