PUB

Scott McGill (Wildlife Generatio Pro Cycling) somou hoje a segunda vitória na Volta a Portugal, ao vencer a sexta etapa, com o Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) a manter a liderança.

Scott McGill soma segunda vitória na Volta e Frederico Figueiredo segue de amarelo
© PODIUM EVENTS | Agnelo Quelhas

No ‘sprint’ final na Maia, 159,9 quilómetros após a saída de Águeda, McGill impôs-se em 3:48.18 horas, com o mesmo tempo dos portugueses João Matias (Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados) e Antonio Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo e terceiro, respetivamente.

PUB

Na geral, Frederico Figueiredo tem sete segundos de avanço sobre o uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) e 38 sobre Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Scott McGill soma segunda vitória na Volta e Frederico Figueiredo segue de amarelo
© PODIUM EVENTS | Agnelo Quelhas

Scott McGill (vencedor da etapa e líder da classificação por pontos): “Conseguir uma segunda vitória é… estou muito feliz.

Estávamos concentrados em conseguir outra vitória de etapa, mas com os triunfos vem a camisola. Por isso, presumo que vamos tentar uma terceira vitória em etapa e esperar manter a camisola”.

João Matias (segundo na etapa): “Não foi um protesto, falei só com o Gustavo [Veloso, diretor desportivo] e pedi para rever as imagens só. Acabámos por não fazer protesto nenhum. A verdade é que, por momentos, acreditava que podia passar pela direita e, se calhar, devia ter forçado mais a passagem. Acabei por hesitar um bocado e, nestes momentos de ‘sprint’, quem hesita um minuto que seja, se calhar acaba por pagar caro.

Daqui não quero tirar o mérito da vitória do Scott. Falei com ele que ia rever as imagens só, e depois disse-lhe “parabéns a ti, hoje foste mais forte”. Acho que não há contestação possível, as imagens falam por si. Parabéns a ele, está 2-2, e espero que tenhamos mais alguma batalha daqui até ao final.

Seja nas metas volantes, seja na chegada, seja o que seja, até ao fim eu vou lutar por essa camisola. Penso que a luta será entre mim e o Scott. Penso que estamos os dois bem à vontade nos pontos, bem destacados. Só tenho seis pontos de atraso para ele, por isso sem dúvida que a luta vai ser até ao risco final.

O mais bonito disto é que eu já levo duas vitórias, ele leva outras duas. Ele é um adversário excelente, é dos melhores adversários que encontrei na minha carreira desportiva. Acabe como acabe, vamos estar felizes. Tem sido uma guerra bonita”.

Scott McGill soma segunda vitória na Volta e Frederico Figueiredo segue de amarelo
© PODIUM EVENTS | Agnelo Quelhas

Frederico Figueiredo (líder da geral individual): “Um sentimento espetacular [andar de amarelo], ainda por cima passei à porta de casa, ali no alto da Big Cansil, com as pessoas todas a chamarem pelo meu nome. Posso dizer que subi com um bocadinho de pele de galinha, foi muito bom. Quero agradecer-lhes a eles por todo o barulho que fizeram.

[Sameiro] é sempre uma subida complicada, apesar de ser uma etapa mais tranquila de início. Também somos nós que fazemos [as etapas complicadas], porque têm sido dois dias intensos logo desde a partida, sempre com dificuldade em darem-se as fugas, mas vamos ver. Amanhã, é outro dia. Vamos agora descansar e depois amanhã definiremos o que iremos fazer.

Scott McGill soma segunda vitória na Volta e Frederico Figueiredo segue de amarelo
© PODIUM EVENTS | Agnelo Quelhas

Mauricio Moreira (segundo na geral individual): “[conversa com Joaquim Silva no final da etapa] São coisas de ciclistas, coisas de etapa. Fui falar com ele, porque o conheço, estivemos juntos na Caja Rural. Às vezes, há coisas na etapa e eu sou uma pessoa que não gosta de estar mal com os outros. É uma situação perfeitamente normal, passar a meta e pedir desculpas.

Hoje, estava melhor. Ontem [quarta-feira], sabia que ia ser um dia difícil. É um bocadito de física: uma subida tão dura com 70 quilos é lógico que ia passar mal. Estava à espera disso, mas por acaso consegui gerir bastante as forças e, hoje, o corpo ia a sofrer, mas ia melhor.

Daqui a duas horas, acho que já chegam [família] aqui. A viagem já estava planificada, não é por causa da Volta, mas que a Volta esteja a correr assim e eles venham é uma alegria enorme. Só espero poder continuar em boa forma para poder dar mais uma alegria”.

PUB