Três vitórias na classificação geral, 15 vitórias em etapas, com uma dúzia de ciclistas diferentes e várias camisolas conquistadas, a mais recente delas levada para casa por Tim Declercq no ano passado.
Podemos afirmar seguramente que a Volta ao Algarve tem sido uma corrida muito especial para a Deceuninck – Quick-Step.
Duas etapas para os velocistas, duas subidas – no Alto da Fóia (7,4 km, 6%) e Alto do Malhão (2,6 km, 9,4%) – e um contrarrelógio individual de 20,3 km, que pela primeira vez em oito anos está programado para o último dia, compõem as etapas da corrida portuguesa, onde Remco Evenepoel regressará após o triunfo na Vuelta a San Juan, no início do mês.
O ciclista mais jovem de todos os tempos a vencer a corrida argentina, o belga de 20 anos, cujo palmares desde que se tornou profissional conta agora com sete vitórias, será acompanhado pelo campeão holandês Fabio Jakobsen, outro ciclista da Deceuninck – Quick-Step que já desfrutou um forte início de temporada e vencedor de uma etapa da Volta ao Algarve na edição anterior, João Almeida, Davide Ballerini, Tim Declercq, Yves Lampaert e Florian Sénéchal.
“O Algarve é uma das corridas mais agradáveis para fazer no início do ano. Isso não significa que é fácil; o percurso é feito de altos e baixos, o que torna esta competição num teste perfeito antes das grandes corridas da primavera. Fabio, que venceu uma etapa em Valência, contará novamente com Davide, para o rebocar até ao sprint final, mas também com Florian, que inicia a sua temporada agora, enquanto João e Tim estarão lá para controlar a corrida “, explicou o diretor desportivo Tom Steels.
“Remco encontrará uma boa corrida para as suas características, mas ao mesmo tempo exigente. O contrarrelógio técnico, na etapa final será um teste importante para ambos Remco, que esperamos possa obter um bom resultado na classificação geral, mas também para Yves, que fez pódio no CRI, o ano passado.”
João Almeida (POR)
Davide Ballerini (ITA)
Tim Declercq (BEL)
Remco Evenepoel (BEL)
Fabio Jakobsen (NED)
Yves Lampaert (BEL)
Florian Sénéchal (FRA)
Diretores desportivos
Davide Bramati (ITA)
Tom Steels (BEL)