Nos dias 12 e 13 de Outubro, vai-se realizar o PORÖMA.cc, 1ª evento de Gravel em Portugal e terá lugar no Caramulo.

O evento de Gravel PORÖMA é um passeio, não uma corrida, e cobrirá 100km de estradas mistas de cascalho e algumas estradas.

O percurso oficial será composto por terra batida, estradas nacionais e alguns trilhos  menos aparentes. Podes usar qualquer tipo de bicicleta que gostes, bicicleta de estrada, BTT, mas é recomendada uma bicicleta gravel ou cyclocross.

Lembra-te de que não há “vencedores” aqui, mas haverá controlo de tempo e rotas para manter a segurança dos participantes e ajudar a encontrar todos os “finishers”. Mesmo não havendo vencedores, haverá presentes e sorteios de prémios.

A actividade a realizar, visa acima de tudo a divulgação de dois contextos que em simbiose, funcionam como catalisadores de si mesmos.

O primeiro, e quanto a nós, o mais importante, será a divulgação das condições naturais e já existentes na Serra Do Caramulo.

A serra do Caramulo, já por si, dadas as suas características geográficas e históricas, é por excelência um local onde o desporto de ar-livre/natureza, tem condições de ser praticado em condições de excelência.

Sendo uma serra, maioritariamente, de geografia não muito agressiva, embora, caso se pretenda, existam locais de dificuldade e condições extremas, o cenário ideal para as mais variadas modalidades, contextos e praticantes de desportos ao ar-livre.

Também o facto de ter sido uma antiga zona sanatorial, é por consequência um cartão-de-visita por defeito, de excelência para aqueles que procuram ar puro (oxigénio) e de elevada qualidade.

O segundo é a divulgação do gravel enquanto modalidade, o gravel é no universo do ciclismo, umas das suas mais “recentes” modalidades e sem dúvida, a mais completa.

O atleta da modalidade gravel, é um ciclista diferente… É um atleta ecléctico, que procura qualidade em detrimento de quantidade, simplicidade em detrimento da confusão, sem cronómetros e grandes dietas, boa comida e bebida, bons passeios nas melhores paisagens e com os melhores parceiros.

Por todos estes motivos, a Serra do Caramulo e o Gravel, são como parceiros perfeitos com objectivos em comum, e daí só pode resultar uma relação próspera e duradoura.

O PORÖMA.cc vão ser 2 dias de excelente convívio com amigos, comida, bebidas e bons trilhos.

Mais informações e inscrições em www.poroma.cc.

Deixar uma resposta