Há 12 meses atrás Laurens Ten Dam poderia ser encontrado a escassos milímetros da roda traseira do ciclista que pedalava à frente dele no pelotão do World Tour.

Tour de Flanders em Gravel A Shimano e Laurens Ten Dam mostram a AlternativeAgora vamos  encontrá-lo a passar de um pneu de estrada para um pneu mais robusto com o seu programa alternativo de gravel em parceria com a Shimano.

Mais do que testar o Shimano GRX nalgumas das provas mais exigentes de gravel no planeta, ele está  também a ajudar activamente na promoção do segmento gravel em geral com a alta visibilidade de alguns locais.

Tour de Flandres em Gravel: A Shimano e Laurens Ten Dam mostram a "Alternative"O primeiro do qual é um novo video onde vemos Laurens a explorar o lado alternativo da região da Flanders, através dos caminhos de gravel pedala entre  bermas e estradas calcetadas.

Tour de Flandres em Gravel: A Shimano e Laurens Ten Dam mostram a "Alternative"A aventura de Laurens Ten Dam, filmada antes da entrada em vigor das restrições do Covid-19, podemos ver ele na companhia do colega Stefan Bolt, o seu co-anfitrião no Podcast e o aventureiro de gravel Paul Errington a explorar os caminhos alternativos na região de Flandres.

Durante dois dias estes três ciclistas cruzaram os campos de Flandres para enfrentar algumas das subidas mais famosas. Um ex-profissional, dois amigos menos treinados, chuva gelada e um vento frio, tendo sempre em mente que não podem parar e têm de se adaptar a todas as circunstâncias. O que de errado poderia acontecer?

De facto, mecanicamente falando não aconteceu nada de errado – Ten Dam leva nesta viagem a sua Specialized Diverge com um sistema de transmissão especifico para gravel Shimano GRX Di2 (2x11v) com sacos de guiador e quadro PRO DISCOVER. Foi de facto a sua atitude aventureira que ia tirando o melhor partido deles.

Ten Dam não é um estranho para a Shimano, tendo pedalado durante a sua carreira com Dura-Ace, trocou em 2019 para o GRX mas está já a algum tempo dedicado ao gravel:

”Mesmo quando era ciclista profissional utiliza muitas das vezes bikes de gravel para treinar. Em 2016 vivi em Santa Cruz Califórnia onde realmente me interessei por gravel. Quando regressei à Europa tentei encontrar a mesma adrenalina  e por vezes levava a minha bike até locais como às ardenas belgas ou à região alemã de Eifel para explorar. Naquela altura não havia muito pessoal a praticar gravel mas apaixonei-me por este estilo de ciclismo.”

O ex-ciclista Ten Dam não vai apenas ser o destaque dos vídeos de gravel da Shimano, ele vai participar com a Shimano em eventos de gravel como por exemplo LTD Gravel Fest e LTD Gravel Raid, o evento de series holandês onde ele empresta o seu nome.

“Neste momento existe uma maior variedade de produtos para gravel e mais oportunidades para explorar, desde eventos a aventuras mesmo à porta de casa. Com toda a certeza o gravel está a ganhar visibilidade. Estou realmente orgulhoso de poder mostrar ao maior numero de pessoas o que pode ser uma aventura de gravel.”

Visita Live Slow Ride Fast para ficares a par de todas as aventuras em www.liveslowridefast.com.