A nova 3T Exploro Flatmount

99

A 3T está a apresentar a nova versão da sua bicicleta de gravel/aventura Exploro, que foi revelada com grande aclamação há 18 meses. A Exploro é a única bicicleta nesta categoria que toma em conta a aerodinâmica.

Ao passo que aerodinâmica possa soar estranho numa bicicleta de gravel, ninguém irá negar que o vento é um enorme fator em passeios e corridas de gravel, e isso significa que a aerodinâmica de facto importa. A sua “velocidade no piso” pode ser de apenas 10km/h, mas relativamente ao ar, pode ser de 50km/h e essa é a resistência que tem de ultrapassar.

 

Muitos atletas de gravel colocaram estas vantagens ao seu serviço, resultando em muitas vitórias, incluindo a vitória de Mat Stephens na Dirty Kanza 200 Miler.

Uma segunda razão pela qual a aerodinâmica importa é que muitos clientes utilizam a 3T Exploro como a sua única bicicleta. Com rodas e pneus de estrada, é uma bicicleta aero de estrada muito, muito rápida, ideal para passeios regulares em grupo ou até mesmo corridas. Com pneus até 40mm 700c de estrada (Plus), ou até 54mm 650b de montanha, é uma todo-o-terreno extremamente capaz e uma máquina de piso misto.

A nova Exploro Flatmount segue o standard dos discos de travão flatmount, embora isso não possa ser considerado uma grande novidade. Travões postmount funcionam perfeitamente bem, portanto, não havia necessidade da indústria inventar um segundo standard (o ponto fulcral do standard, é existir só um). Mas é difícil de evitar, quando a Shimano decide rumar nesse sentido.

A grande história acerca deste novo quadro é na verdade a forqueta Fango (italiano para lama), que se comporta uma alteração completa ao desenho.

Alguns dos pontos de destaque:

· Novas e mais aerodinâmicas pernas da forqueta com formas Sqaero alongadas,
· Coroa mais estreita e aero, sem sacrificar o espaçamento para os pneus,
· Roteamento interno completo de cabos,
· Montagem integrada para discos de travão de 140 e 160mm,
· Dropouts dedicados para eixos 12mm,
· Eixo frontal Syntace X-12 para uma máxima rigidez e força,
· Preparada para pára-lamas completos (a partir do Outono do 2018).

O quadro também recebeu alguns pequenos melhoramentos, como no aperto do espigão, para usar o mesmo principio que a Strada para apertar o espigão ao quadro (embora estes dois apertos não possam ser trocados devido às diferentes geometrias de cada quadro).

A nova Exploro Flatmount está disponível nas versões TEAM e LTD (mais leve e com acabamento matte). A Exploro original mantém-se, uma vez que o postmount é perfeito para aqueles que querem montar na sua bicicleta, travões de bicicleta de montanha para aquele pedaço de potência de travagem extra. A Exploro original está também disponível com montagem Rival.

Em paralelo com a nova Exploro, a 3T apresenta ainda o guiador de “gravel” Superguiaia que combina uma posição normal das mãos quando nos topos, com uma posição mais baixa quando com as mãos nos drops.

Esta forma especial assegura que os topos estão posicionados na vertical, como é intenção dos fabricantes e não com ângulo, como é o caso de muitos guiadores de gravel.

Mais info sobre a 3T Exploro Flatmount em 3t.bike.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome