O que une a Catalunha a Langkawi?

21

O Eurosport orgulha-se de ser a Casa do Ciclismo e em março emite uma série de provas que marcam a preparação dos atletas das principais equipas paras as Grandes Voltas da temporada: Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España.

Nos próximos dias, os fãs da modalidade vão poder ver duas corridas: A Volta à Catalunha e a Volta a Langkawi. Entre os pré-inscritos para a prova espanhola estão os portugueses Tiago Machado e José Mendes. Já Joaquim Silva e Ricardo Vilela têm a presença confirmada.

Volta à Catalunha 19 a 25 de março – Espanha

A Volta à Catalunha ou Volta a Catalunya (em Catalão), criada em 1911, é uma das competições por etapas mais antigas da história, depois das Voltas a França, Bélgica e Itália. Inserida no calendário do World Tour desde 2005, esta Volta regional está entre as 25 mais importantes do mundo.

Algumas das melhores equipas do circuito marcam presença numa prova com sete etapas. Este ano cumpre-se a 98.ª edição da prova e espera-se a presença de grandes nomes da modalidade. pré-inscritos para a prova espanhola estão os portugueses Tiago Machado e José Mendes. Já Joaquim Silva e Ricardo Vilela têm a presença confirmada.

A figura icónica do ciclismo catalão, Mariano Cañardo, continua a deter um registo imbatível até aos dias de hoje, com sete vitórias, obtidas entre 1928 e 1939.

No total contam-se 59 triunfos de espanhóis, o último dos quais pertencente a Alejandro Valverde em 2017. “El Bala” vestiu a camisola branca com riscas verdes, símbolo de líder, no pódio final no parque de Montjuíc, em Barcelona, repetindo o êxito de 2009.

Veja diariamente a última hora e meia da etapa, em direto, no Eurosport 1 com os comentários de Luís Piçarra e Paulo Martins.

Volta a Langkawi  (em diferido) 18 a 25 de março – Langkawi, Malásia

A Volta a Langkawi é uma corrida de estrada por etapas discutida na Malásia. Deve o seu nome ao arquipélago de Langkawi, local de onde partiu o pelotão na primeira edição da prova em 1996.

É uma das competições mais importantes do Circuito e do continente Asiático. O líder da competição veste a camisola amarela de líder, mas existe ainda um vencedor asiático que veste a camisola branca.

Em 2017 o sul-africano Ryan Gibbons (Dimension Data) inscreveu o seu nome na lista de vencedores da Volta a Langkawi. O Eurosport emite ao final da noite um resumo de 15 minutos de cada etapa no Eurosport 2 com comentários de Paulo Martins.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome