Enduro ou trail? Competir numa Enduro World Series ou realizar percursos épicos com descidas intermináveis?

A BH Lynx 5 tem tudo para enfrentar qualquer terreno em que as descidas sejam as protagonistas. O conceito com um quadro de alumínio, lançado há alguns meses, faz mais sentido do que nunca, graças à chegada da versão de carbono.

A rigidez, a leveza e a qualidade de construção fazem da BH Lynx 5 Carbon uma referência em diversas modalidades. A BH materializou, neste modelo, o que aprendeu durante anos em diversos domínios: geometria, tratamento do carbono e sistema de suspensão. Além disso, está disponível em dois sabores.

Partindo do mesmo quadro (sempre com rodas de 29”) com 130 mm de curso, temos uma versão LT com um curso da suspensão dianteira mais longo (150 mm em comparação com os 130 mm da versão “normal”). Estas são as características-chave para ser uma referência mundial.

Ballistic Carbon Layup, o carbono concebido para um uso exigente

A grande novidade da BH Lynx 5 Carbon é, precisamente, o material do quadro. Partindo do melhor carbono da marca, o Evo Carbon Layup utilizado nos modelos XC mais leves, foi adicionada uma camada externa de carbono com maior dureza contra impactos, de forma a aumentar a sua resistência a eventuais pancadas de pedras.

Assim nasce o Ballistic Carbon Layup. A biela do sistema de suspensão, em carbono monocasco, além de ser espetacular, contribui para aumentar a rigidez lateral. O processo de fabrico HCIM (Hollow Core Internal Molding), exclusivo da BH, permite utilizar o material certo em cada ponto do quadro, o que permite assegurar um peso de apenas 2100 gramas no tamanho M.

A BH Lynx 5 Carbon dispõe de guias internas de cabos, protetores integrados na escora, no suporte da transmissão e sob o tubo diagonal, direção cónica e um porta-bidons na posição tradicional.

Geometria equilibrada e de última geração

Há já algum tempo que a geometria é um dos aspetos em que a BH mais tem trabalhado. A aposta em ângulos de direção mais descontraídos e quadros mais largos é uma constante na gama de bicicletas de montanha da BH, há várias temporadas.

Na BH Lynx 5, procurou-se um comportamento polivalente, sabendo que os seus utilizadores irão procurar boas qualidades nas descidas, mas que também irão pedalar muito. O ângulo de direção mantém-se nos 66,5º (65º na versão LT), enquanto o ângulo do selim é de 75,5º (74º na versão LT) e o alcance de 440 mm no tamanho M.

Split Pivot, a magia de um sistema de suspensão único

O Split Pivot dá vida a todos os modelos de suspensão dupla da BH e as suas qualidades são perfeitas para um modelo como a BH Lynx 5. O amortecedor situado numa posição flutuante e o ponto de viragem traseiro exatamente no eixo da roda configuram uma cinemática, na qual se destaca a sensibilidade inicial e o bom suporte da parte intermédia do curso.

As interferências mínimas entre pedalada e suspensão e a independência em relação às forças da travagem completam as características do Split Pivot. 130 mm de curso, combinados com a utilização de rodas de 29”, fazem com que a BH Lynx 5 Carbon seja a escolha dos corredores da marca nas Enduro World Series.

Gama BH Lynx 5: 4 modelos de carbono e 4 de alumínio, com duas montagens LT
A gama BH Lynx 5 apresenta um total de 8 montagens diferentes, 2 delas na versão LT de curso longo (um em quadro de carbono e outro de alumínio).

As montagens LT incluem forquilhas Fox 36 Factory de 150 mm de curso, enquanto as restantes utilizam modelos de 130 mm. Embora o curso traseiro seja o mesmo em todas as versões, as LT estão equipadas com amortecedores Fox DPX2 Evol Factory, com mais opções de regulação e mais adequados para um uso extremo. Todas as montagens dispõem de transmissões monoprato e as LT incluem travões de 4 pistões.

Os corredores da equipa BH Miranda Racing escolheram a versão LT para sua aliada nas Enduro World Series. Mas o mais importante, a BH Lynx 5 é a bicicleta que lhe permitirá descobrir o lado mais engraçado do ciclismo de montanha, uma arma de trail com a qual poderá subir com desenvoltura e descer sem quaisquer hesitações. Os 130 mm com rodas de 29” e o sistema Split Pivot dão para muito.


Mais info em bhbikes.com.

Deixar uma resposta