BH Atom X: Obsessão

202

Após quase dez anos de experiência no setor das bicicletas elétricas, a BH Bikes apresenta as suas revolucionárias Atom X. Sete modelos onde se combina o desempenho desportivo com a tecnologia elétrica mais avançada.

O objetivo da criação das Atom X foi claro: criar a melhor bicicleta elétrica de montanha, que proporcione o manuseio de uma MTB, a integração absoluta de todos os componentes eletrónicos e uma autonomia inigualável.

As linhas inovadoras do quadro da Atom X

Uma das primeiras coisas que definem o carácter da nova Atom X são as linhas do seu quadro. Foi um enorme desafio para a equipa de I&D: conseguir espaço para implementar uma bateria de grande capacidade e de fácil extração, sem comprometer a rigidez estrutural do conjunto. Tal foi possível graças ao design, fabrico e à configuração dos tubos de alumínio, bem como à união soldada entre eles. Este design permite utilizar paredes de espessura miníma, incluindo no tubo diagonal que aloja a bateria, obtendo-se um quadro de baixo peso para uma bicicleta elétrica.

Nos modelos de suspensão dupla, optou-se por um tubo de selim assimétrico que facilita a utilização do sistema de suspensão Split Pivot e um acesso fácil ao amortecedor.

Este design permitiu também criar três tamanhos diferentes de quadro (S, M e L), para o máximo ajuste a cada utilizador.

E-Bike de alma desportiva

Nas novas Atom X, cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência de condução excecional e para que os utilizadores possam desfrutar de mais quilómetros de diversão.

Os modelos de suspensão dupla utilizam o reconhecido sistema Split Pivot, que une absorção e controlo nas descidas a uma grande capacidade de escalada. Um sistema de suspensão altamente eficiente proporciona não só boas qualidades para as descidas, como também ajuda a otimizar cada watt de potência oferecendo, por sua vez, uma maior autonomia.

A geometria das Atom X foi inspirada nas bicicletas de Trail e de Enduro da BH Bikes, com um amplo alcance e ângulo de viragem de avanço. Graças ao posicionamento especial do motor, foi possível encurtar as escoras até 460 mm, proporcionando um comportamento ágil e dinâmico nas zonas técnicas. O eixo traseiro Boost 148×12 e o baixo centro de gravidade contribuem também para o efeito.

O quadro integra uma guia da corrente de 32-38T e um indicador de SAG, para conseguir um ajuste perfeito do amortecedor num ápice.

Motor Drive S: um maior binário e mais potência

O novo motor Brose Drive S oferece 15% mais de binário do que o seu antecessor, fornecendo a sua potência máxima a cadências altas (entre 60 e 90 rpm) e favorecendo a sensação de pedalada de uma bicicleta convencional. A suavidade e o funcionamento silencioso continuam a ser duas das marcas de identidade do motor.

Além disso, trabalhou-se na proteção contra os impactos e na dissipação de calor, de forma a otimizar o desempenho e a vida útil do motor. Para tal, foi concebido um escudo de alumínio que envolve o motor e canaliza o ar através dele.

Conta com 4 diferentes modos de assistência, selecionáveis a partir do comando do guiador. Adicionalmente, o próprio utilizador pode configurar facilmente a percentagem de assistência em cada modo, de acordo com as suas preferências, através da app BH Premium.

O design do motor Drive S permite a utilização de um grupo de transmissão convencional – com prato duplo ou mudança interna – e não oferece qualquer tipo de resistência no modo “sem assistência”.

Bateria de longa duração integrada

Outro dos grandes desafios da conceção das Atom X, foi obter uma das baterias com maior capacidade do mercado, algo que foi possível graças à experiência da BH Bikes nesta matéria. Conscientes da importância da disposição das células, trabalhou-se muito no design e optou-se pelas células “21700”, com a maior densidade energética do mercado (5Ah por célula) para conseguir alcançar os 720 Wh de capacidade, o que se traduz numa autonomia de até 150 km. A BH Bikes criou a bateria mais estilizada e com a maior autonomia de todas as e-bikes.

A bateria dos novos modelos Atom X integra um sistema inovador de acesso pelo tubo superior através de uma alavanca de abertura e fecho fáceis – o sistema Easy Open/Lock. Desta forma, a bateria é integrada no interior do quadro, ficando mais protegida e podendo ser extraída facilmente. Também permite o carregamento através da uma porta externa.

Além da tradicional chave de abertura, cada modelo Atom X conta com uma bracelete Smart Key, que permite ao utilizador abrir o sistema Easy Lock/Open aproximando apenas o seu pulso.

Visor LCD “Head Up” a cores

As novas Atom X dispõem de um novo visor LCD a cores, com um ecrã antirreflexo de 2,2″, capacidade de 256 MB de memória RAM e um processador Cortex A7, com sistema operativo Linux integrado. Um verdadeiro computador de bordo completo, repleto de possibilidades.

Além de todas as características mais comuns dos visores do mercado, destaca-se a conectividade com a App BH Premium e a compatibilidade com os GPS standard do mercado.

O visor integra a tampa da potência e a sua localização foi estudada, de forma a que a informação necessária possa ser visualizada rapidamente, sem que o utilizador necessite de tirar os olhos do seu caminho. Este visor foi selecionado em função do ângulo de direção e da posição de condução adotada. O comando de controlo, situado de forma ergonómica no guiador, possui indicadores LED e um modo de vibração configurável.

Descubra os sete modelos diferentes em bhbikes.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome