Já é possível viajar de comboio por TODO o país transportando gratuitamente a bicicleta sem ter de a desmontar

0
1806
Estação de comboios de Monte Redondo. A Linha do Oeste permite viajar de Coimbra-B a Santa Apolónia (Lisboa) passando por Leiria, Marinha Grande, Nazaré, São Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Lisboa.

A CP – Comboios de Portugal é cada vez mais uma empresa amiga das bicicletas e dos seus utilizadores. Recentemente disponibilizou na sua página online as novas linhas ferroviárias onde é possível transportar a bicicleta sem ter de a desmontar, colocando-a pendurada na vertical em gancho próprio.

De uma forma sucinta, e ainda que em alguns comboios exista um número muito limitado para transporte destes veículos amigos do ambiente, já é possível transportar a bicicleta em TODOS os comboios InterCidades da rede Nacional Ferroviária, bem como em todos os urbanos, regionais e inter-regionais.

As grandes novidades são a possibilidade de transportar a bicicleta sem ter de a desmontar no Comboio Celta até Vigo (Espanha) bem como nos InterCidades das Linhas da Beira Alta (Guarda), do Alentejo (até Évora) e do Sul até ao Algarve.

Carruagem de 2ª classe em comboio Intercidades, com espaço reservado ao transporte de duas bicicletas. As carruagens da 1ª classe não dispõem de lugar para bicicleta.

Para quem não está acostumado a viajar na CP com a bicicleta, deixam-se aqui as principais dicas e cuidados a ter:

– Ao adquirir o bilhete para qualquer comboio InterCidades, é obrigatório informar na bilheteira que se faz acompanhar de uma bicicleta, pois existem lugares próprios (dois por carruagem) para os ciclistas irem mais próximo das bikes.

– Se viajar em comboio Regional ou Inter-regional, o bilhete é adquirido dentro do comboio, junto do revisor, uma vez que o transporte da bicicleta está dependente da saturação de passageiros e disponibilidade de espaço.

– Nos comboios urbanos suburbanos de todo o país, basta adquirir o seu bilhete magnético e validar a viagem nos sensores electrónicos antes de entrar no comboio.

– Os comboios Alfa Pendular não permitem o transporte de bicicletas excepto se desmontadas as rodas e todo o conjunto acondicionado em mala ou saco.

Sendo assim, já pode viajar em comboios rápidos Intercidades de Braga a Faro, de Lisboa a Évora ou de Coimbra à Guarda, só para dar alguns exemplos.

Consulte mais informação na página da CP em cp.pt.

Se quiser viajar em bicicleta por todo o país, pode consultar o mapa da Rede Nacional de cicloturismo em www.ecovias.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome