PUB

O mundo das duas rodas é uma caixinha de surpresas, sobretudo se tiver curiosidades peculiares para dar a conhecer.

Neste artigo apresentamos alguns dos mais curiosos factos associados a um dos meios de locomoção mais antigos do mundo.

PUB

1. A invenção

Existem dois momentos em que esta pode ter ocorrido. Segundo esboços da época do Renascimento, o artista Gian Giacomo Caprotti criou, na época, um projeto de um veículo, com duas rodas e alinhado para ser movido com a força dos pés. Este era feito de madeira e pretendia ser então um meio de deslocação. Contudo, muitos anos mais tarde foi considerado uma fraude. Este “suposto” projeto datava de 1493.

O segundo momento, já “bem mais” real, foi pela mão do Conde Mende de Sivrac no ano de 1690. Este, inspirado ou não no que se conhecia até então, desenvolveu um veículo chamado Celerífero, exatamente com as características do de Gian Giacomo Caprotti.

Seja uma ou outra, fica a prova de que o ser humano, independentemente da época, não parou de inovar e tentar encontrar alternativas de mobilidade, mesmo que arcaicas em dados aspetos.

2. Ariel. O nome da primeira bicicleta com guiador

Após muitos anos de aperfeiçoamento, James Starley desenvolveu a primeira bicicleta com guiador. Este feito ocorreu em 1871 e combinou várias tecnologias na época, como as correntes, o sistema de pedal ou ainda a forma como este se ligava com as rodas.

3. A primeira corrida de ciclismo do mundo ocorreu em 1868

Para quem pensava que as corridas de ciclismo viviam do sucesso de uma época mais contemporânea, a verdade é que estas já datavam então do final do século XIX.

A primeira grande competição e corrida de estrada ocorreu em Paris a 31 de maio de 1868, sendo ganha pelo inglês James Moore.

Por outro lado, face ao sucesso da mesma, não foi de estranhar que a modalidade fosse incluída nos Jogos Olímpicos em 1896.

Curiosidades sobre o mundo das bicicletas

4. Corridas temáticas? Sim, é possível.

Já ouviu falar de poker runs? É uma forma de jogar poker, mas “em cima da bicicleta”. Esta é uma atividade bastante comum nos Estados Unidos e, por norma, realiza-se em terrenos acidentados ou em montanha, com um simbolismo associado, os prémios revertem para associações de solidariedade.

E como funcionam? Estas corridas seguem um dos aspetos mais básicos deste desporto, o vencedor é aquele que tiver a melhor mão de poker (seja esta um flush, Par ou full house). A mecânica é simples, cada corredor tem de ir trocando de cartas com outro ao longo do percurso. Quando chegam ao fim revelam a mão, ganha a mais forte.

Este tipo de corrida prova a diversidade do poker, mostrando ser uma modalidade que se adapta a todos os terrenos incluindo às montanhas. Por outro lado, também mostra que provas de bicicletas podem ter um lado mais divertido, quando têm um contexto de ajuda solidária.

5. Uma aventura a 296 km/h

Tal como muitos outros feitos, também o mundo das bicicletas tem direito a marcos históricos e com direito ao livro do Guiness. No caso, de velocidade. Em 2018, Denise Mueller-Korek registou a incrível velocidade de 296 km/h numa bicicleta, tornando-se no ser humano mais rápido a guiar uma bicicleta em campo aberto.

6. Tour de France. Muito maior que França!

Esta curiosidade talvez seja a mais conhecida. Quando falamos no Tour de France, estamos a falar da prova de ciclismo mais importante do mundo. Neste ponto é que está a curiosidade.

Devido à sua magnitude e importância, a prova está entre os maiores eventos desportivos de todo o mundo (sim, leu bem!). As transmissões televisivas, os patrocinadores, os corredores e o impacto mediático fazem desta prova um evento além-fronteiras.

Além disso, tem das histórias mais ricas ao nível do ciclismo, incluindo bicicletas próprias para o evento, mostrando que a dureza da prova fez com que as equipas e os corredores tivessem encontrado novas formas de poder competir e sempre com bicicletas topo de gama.

Com efeito, estas são então algumas das curiosidades que compõem o mundo das duas rodas. Umas mais peculiares que outras, mas todas elas com um apelo que traz muita curiosidade sobre a modalidade e a sua prática.

Além disso, mostram também diversidade e as possibilidades de uma simples bicicleta. Só de imaginarmos que as primeiras eram de madeira e como estão agora, o mundo do ciclismo evoluiu e muito.

PUB