Com a chegada do Outono, a meteorologia e os dias mais curtos, começam a convidar a não sair de casa para treinar, apresentamos um conjunto de equipamentos que vão transformar a experiência de treino indoor única, o Wahoo Indoor Wahooligan Bundle.

A melhor solução para quem se quer manter em forma nesta altura do ano é, sem dúvida, o rolo, no entanto, só o facto de imaginarmos pedalar entre quatro paredes, num equipamento ruidoso e monótono, a nossa tendência é desistir imediatamente da ideia.

Felizmente, a tecnologia evoluiu, apareceram mais empresas a desenvolver este tipo de produtos e hoje em dia podemos beneficiar de uma experiência de treino indoor muito semelhante a pedalar no exterior, com toda a segurança.

Os rolos inteligentes permitem a recolha de todos os dados necessários ao treino, como potência desenvolvida, potência desenvolvida por quilo de peso corporal, cadência, velocidade, etc. com a vantagem de podermos fazer treinos em grupo, recorrendo as aplicações mais conhecidas existentes no mercado.

Há todo um mundo à nossa disposição que nos fará esquecer a chuva, frio e o mau tempo e que a seguir relatamos.

Testámos um “bundle” de equipamentos de uma das marcas mais avançadas no desenvolvimento destes sistemas, a Wahoo.

WAHOO INDOOR WAHOOLIGAN BUNDLE

A Wahoo deu-nos o privilégio de testar este conjunto de equipamentos que é constituído pelo rolo de treino inteligente Wahoo Kickr Core, o simulador de gradiente de subida Wahoo Kickr Climb, o ventilador Wahoo Kickr Headwind, com conexão por Bluetooth e o tapete Wahoo Kickr Mat.

EMBALAGEM

Todos os equipamentos estão muito bem acondicionados nas embalagens e incluem todos os acessórios, ferramentas e cabos necessários à sua montagem e instalação. A cassete não está incluída no Wahoo Kickr Core, apenas no modelo da gama superior. Um ponto negativo na nossa opinião, pois alguns dos seus concorrentes diretos já incluem este importantíssimo elemento de transmissão.

PREPARAÇÃO – PRIMEIRO PASSO: COLOCAÇÃO DO TAPETE E PREPARAÇÃO DO ROLO

Uma vez desembalado e estendido o tapete Wahoo Kickr Mat, verificamos que este é rígido, mas facilmente dobrável e com a espessura suficiente para suportar devidamente o peso do conjunto. Tem cerca de 91 cm de largura e 198 cm de comprimento. É impermeável, antiderrapante e ajuda a tornar o conjunto silencioso, através da sua capacidade de isolamento acústico.

A base do rolo Wahoo Kickr Core é constituída por dois cilindros metálicos, com furos passantes, de comprimentos distintos, sendo fácil de perceber qual o da frente e qual o de trás. A sua montagem é muito simples, bastando usar os acessórios incluídos, a par da ferramenta de aperto, também ela incluída no conjunto.

No final, colocamos as borrachinhas para tapar as porcas e temos a base concluída. Colocamos também nesta fase, os acessórios que nos permitem assentar a bicicleta no rolo. A Wahoo fornece todos os acessórios compatíveis para todo o tipo de bicicletas. No nosso caso, utilizamos uma bicicleta de estrada sem travão de disco.

PREPARAÇÃO – SEGUNDO PASSO: PREPARAÇÃO DO SIMULADOR DE GRADIENTE DE SUBIDA: KICKR CLIMB

Depois de retirado da caixa, colocamos o acessório metálico compatível de modo a assentar devidamente a forqueta da bicicleta, o Wahoo Kickr Climb é compatível com os cubos QR (quick release) e com os eixos passantes: 12 x 100; 15 x 100; 15 x 110. Tal como acontece no rolo, todos estes acessórios vêm em pequenos sacos, muito bem organizados e identificados por cores. Uma vez identificado o acessório, basta somente coloca-lo e está pronto para a instalação da bicicleta.

A fase seguinte é o nivelamento da altura do eixo, para isso bastam dois “clicks” seguidos no comando inserido na parte superior do equipamento, este comando está ligado por um cabo helicoidal e destina-se ao controlo manual dos gradientes de subida ou emparelhamento com o software de treino ou computador GPS.

PREPARAÇÃO – TERCEIRO PASSO: INSTALAÇÃO DA BICICLETA

Nesta fase, primeiro instalamos a traseira no rolo, assentando as escoras no acessório e também a corrente na cassete, finalmente fechamos o conjunto com o aperto rápido e de seguida, procedemos da mesma forma no Kickr Climb.

Posteriormente, temos de ter o cuidado de ajustar o conjunto KICKR CLIMB e bicicleta devidamente no chão. Para isso, levantamo-lo verticalmente do solo, elevando o guiador da bicicleta, este vai oscilar ligeiramente, ajustando o centro de gravidade do conjunto Kickr Climb + bicicleta e podemos pô-lo novamente no chão.

Para que tudo fique operacional falta emparelhar com o rolo, para que os equipamentos comuniquem entre si.

Usamos novamente o comando manual e aproximamo-lo do rolo, mantendo pressionado o botão central até que o símbolo de Bluetooth (luz azul) deixe de piscar e se mantenha continuamente acesa.

PREPARAÇÃO – QUARTO PASSO: VENTILADOR – WAHOO KICKR HEADWIND

A instalação deste equipamento é talvez a mais simples de todos, basta liga-lo à corrente e selecionar o modo de ativação, por velocidade, emparelhamento por Bluetooth com o rolo ou por ritmo cardíaco, via ANT+, emparelhado com o sensor de ritmo cardíaco. O Wahoo Kickr Headwind tem base ajustável e permite duas posições diferentes.

Temos tudo preparado, vamos treinar!

APLICAÇÕES

De forma a tirarmos o máximo partido do nosso “bundle”, temos à nossa disposição várias aplicações disponíveis no mercado. De todas elas, usamos a aplicação Wahoo Fitness, Zwift e o computador Garmin Edge.

WAHOO FITNESS PARA KICKR

Esta aplicação controla o KICKR de quatro maneiras diferentes

  • Através de níveis de dificuldade:

Existem 10 níveis, cada um com uma curva de resistência progressiva, tal como se estivéssemos a treinar na rua. Por exemplo, quanto mais rápido pedalarmos, mais difícil fica – simulando a resistência do ar e ao rolamento.

  • Modo Erg:

Com o KICKR, podemos definir uma potência alvo e o rolo permanecerá nessa potência enquanto pedalamos independentemente da velocidade e da cadência. Esta é a melhor maneira de treinar com potência.

  • Modo Sim:

Com o modo sim (simulação), inserimos o peso, o tipo de bicicleta, posição de condução, vento e inclinação e o KICKR modelará com precisão a curva de potência, como se estivéssemos nessas condições, no exterior.

  • Modo de resistência:

Caso a preferência seja controlar manualmente o rolo. Este modo permite ajustar a resistência manualmente, de 0 a 100%

ZWIFT

O software Zwift é o pioneiro em usar a enorme tecnologia dos jogos, com o objetivo de trazer a experiência de ciclismo ao ar livre para dentro de casa.

Atletas de todo o mundo podem, em suas casas, pedalar em conjunto, em mundos ricos, gerados em 3D, simplesmente conectando seus dispositivos existentes (por exemplo, rolos de treino, medidores de potência, monitores de frequência cardíaca, etc.) sem fios através de ANT + ou BLE.

Desde treinos estruturados e planos de treino até à competição amigável e passeios em grupo, a Zwift constrói uma comunidade de atletas que pretendem a melhor experiência de ciclismo indoor.

Qualquer unidade principal ANT +

O KICKR transmite ao utilizador velocidade e potência via ANT +. Qualquer computador de bicicleta que disponha de ANT +, como um Garmin Edge, poderá ler os dados e transmiti-los ao KICKR. Por isso, se tivermos algum percurso, dos que fazemos habitualmente no exterior, que queiramos fazer e a meteorologia não ajuda, podemos usar o nosso computador da bicicleta conectado via ANT+ ao rolo. Depois é só dar à perna e disfrutar.

AVALIAÇÃO E CONCLUSÕES FINAIS

Qualidade de construção

Construção robusta e sólida do rolo, bem como os outros elementos do conjunto. Esteticamente atraentes.

Performance

A performance do Wahoo Indoor Wahooligan Bundle é simplesmente excecional. A sensação da pedalada é muito realista tanto em plano, a subir ou a descer. Tudo é feito com muita suavidade, tal como se estivéssemos a rolar na estrada.

A simulação de subida é muito realista e dá-nos a total sensação de estarmos a enfrentar qualquer inclinação.

O ventilador é muito eficiente, tanto no modo velocidade (aumentando a intensidade de ventilação com o aumento da velocidade), como no modo de batimento cardíaco (igual à velocidade, mas aumentando diretamente com o aumento da frequência cardíaca).

É uma experiência quase tão boa como andar de bicicleta.

Ruído

O rolo KICKR Core é muito silencioso. Praticamente só se ouvem as mudanças de transmissão e a respiração ofegante à medida que enfrentamos as dificuldades do nosso treino.

O nível de ruído emitido pelo KICKR Climb é praticamente nulo. O único elemento do conjunto mais ruidoso é mesmo o ventilador, mas ainda assim, só nas velocidades mais elevadas.

Conectividade / Compatibilidade

Todo o conjunto é compatível com todos os protocolos conhecidos, ou seja ANT+, ANT+ FE-C Bluetooth. À medida que se ligam os equipamentos à corrente elétrica a interação entre eles é imediata e rápida.

A embalagem de todos os equipamentos do conjunto é prática e fácil de transportar. Ao abrir as embalagens tudo vem muito bem acondicionado, com todos os componentes bem protegidos e com todos os acessórios necessários e bem identificados, incluindo a ferramenta para colocar as bases no rolo.

Vídeo do Wahoo Indoor Wahooligan Bundle em ação:

A Favor & Contra

A Favor:

  • Sensação de pedalar de todo o conjunto muito realista
  • Baixo nível de ruído
  • Compatibilidade com software e com computador de treino, permitindo variar os tipos de treino
  • Conectividade

Contra:

  • Cassete não incluída neste rolo, apenas no de gama superior
  • Preço do conjunto

É uma experiência fantástica a oportunidade de testar o Wahoo Indoor Wahooligan Bundle e verificar que, apesar do prazer incomparável de treinar na estrada, o uso desta solução permite uma sensação surpreendentemente próxima desta, com a vantagem de não estarmos sujeitos ao clima, estarmos em total segurança, dentro de casa e rentabilizarmos imenso o tempo de treino, pois com este equipamento e a precisão de que dispõe, 30 a 45 minutos são bem equivalentes a umas boas duas horas na estrada (pelo menos), no entanto, o investimento é um pouco avultado.

Se é um atleta profissional ou um amador um pouco mais sério que faz competição com alguma regularidade, este investimento faz todo o sentido e é totalmente aconselhável.

Caso seja um ciclista ocasional ou até frequente cujo maior prazer é sentir o rolar dos pneus na estrada e o convívio com os amigos, numa boa pedalada até ao café, talvez este investimento não se justifique, porque apesar do realismo, para este ciclista não é isso que mais importa, mas lá está. É tudo uma questão custo/beneficio e isso depende de cada um.

Mais informações do Wahoo Indoor Wahooligan Bundle em www.wahoofitness.com.

Deixar uma resposta