A Bontrager apresentou recentemente ao mundo a mais recente inovação no que toca à proteção da cabeça do ciclista, vamos apresentar o capacete Blaze WaveCel.

O WaveCell é um material alveolar flexível que segundo a marca, é altamente eficaz na prevenção de traumatismos cranianos causados por determinados acidentes de ciclismo. Funciona com base na alteração da estrutura do material em três fases para absorver a energia antes de esta chegar à sua cabeça quando há um impacto.

Dos vários capacetes da Bontrager já equipados com esta tecnologia, testámos o Blaze WaveCell, o capacete apontado pela marca para a prática de BTT, onde primeiramente ficámos com a sensação de que este aumento de segurança tem como preço, o aumento de peso, acusando 432g (M) na balança.

A ventilação é bastante boa, o Blaze tem 13 aberturas, em que o ar circula pelos alveolos do WaveCel de uma forma bastante eficiente.

Este é um capacete que incorpora várias tecnologias interessantes, além de “apenas” o WaveCell. Podemos continuar por apontá-las logo pelos sistemas de aperto e ajuste.

O aperto da fivela por baixo do queixo, com o sistema magnético FidLock, é muito intuitivo e permite até que, segurando apenas um dos lados e encostando-o ao outro, este se acabe por fixar sozinho, tornando possível abrir ou trancar a fivela com apenas uma mão.

O ajuste da fivela na zona circundante às orelhas é a convencional em formato V, com sistema de travamento.

O ajuste à volta da cabeça fica a cargo de um sistema BOA, que permite também o seu ajuste milimétrico com apenas uma mão, encaixando bem na zona da nuca e fixando-se muito bem à cabeça.

Mesmo com a fivela desapertada, podemos fazer o pino com o capacete colocado e abanar a cabeça, que ele não sai do lugar.

O sistema de integração Blendr, permite-lhe fixar com facilidade e através mais uma vez, da utilização do magnetismo, uma lanterna ou uma GoPro no topo do capacete, que em caso de impacto se liberta do capacete por forma a evitar danos indesejados por meio destes objetos na cabeça do ciclista.

O acolchoamento NoSweat com canais de silicone mantém o suor afastado dos olhos e proporciona uma sensação de conforto, sendo que aqui, gostaríamos de um pouco mais de acolchoamento na zona traseira, não deixando no entanto de ser um capacete extremamente confortável.

O capacete Bontrager Blaze WaveCell possui ainda uma pala que pode ser colocada em três posições distintas.

Além de todas estas tecnologias incorporadas num único capacete, a Bontrager oferece ainda o Compromisso de Substituição por Acidente, sendo que substituem o capacete original por um novo em caso de acidente ocorrido durante o primeiro ano após a compra.

Todas estas características colocam o Blaze WaveCell no mercado como um dos, senão “O” capacete de BTT mais seguro.

É um capacete robusto, e aparentemente bastante resistente, felizmente, não o testámos efetivamente a sua resistência ao impacto, cheio de tecnologias para tornar os nossos passeios mais seguros e divertidos, tendo uma estética dirigida mais para BTT/Enduro/Trail/All Mountain.

Para mais informações, visite www.trekbikes.com.

Deixar uma resposta