Maria Martins foi hoje a quinta classificada na corrida por pontos de elite feminina do Campeonato da Europa de Pista, disputada em Apeldoorn, Holanda.
A portuguesa deu-se bem com uma prova muito exigente e competitiva, na qual pontuaram 13 das 21 participantes e sete conseguiram dobrar o pelotão. Maria Martins foi uma das corredoras que ultrapassou o grupo principal, além de pontuar em cinco sprints.
A corredora da Equipa Portugal fechou as 100 voltas, 25 voltas, com 27 pontos, no quinto posto. A vitória pertenceu à italiana Maria Giulia Confalonieri, com 46 pontos, seguida pela bielorrussa Tatsiana Sharakova, com 44, e pela ucraniana Ganna Solovei, com 38.
A corrida por pontos masculina foi ainda mais intensa, com a maioria dos corredores a conseguir pontos por dobragem ao pelotão. César Martingil somou 40 pontos em duas voltas de vantagem, juntando mais 13, conquistados em quatro sprints. O pecúlio de 53 pontos valeu ao natural de Salvaterra de Magos o oitavo lugar.
O francês Bryan Coquard conquistou o título europeu, com 98 pontos, mais cinco do que o holandês Jan-Willem van Schip e mais 13 do que o grego Christos Volikakis, que o acompanharam no pódio.
Iuri Leitão foi o primeiro português a competir neste sábado, alinhando nas eliminatórias de perseguição individual. O minhoto cumpriu os 4 quilómetros de contrarrelógio em 4’26’’565, o que lhe valeu o 16.º lugar. A participação nesta prova teve como objetivo deixar em aberto a presença no Campeonato do Mundo, uma vez que a ausência desta disciplina no Europeu impedia a participação no Mundial.
O Campeonato da Europa termina neste domingo. A Equipa Portugal vai competir em madison, às 14h45, com Iuri Leitão e Rui Oliveira. Tratando-se uma disciplina olímpica, o objetivo é somar o máximo de pontos possível, tendo em vista a qualificação para Tóquio.