O que é a WaveCel?
A WaveCel é constituída por um material alveolar flexível que reveste o interior do capacete. Foi concebida para diminuir o movimento associado às lesões cerebrais através de uma mudança de três passos na estrutura do material.

Quem criou a WaveCel?
A WaveCel foi criada por uma equipa de médicos, investigadores e engenheiros que têm estudado a prevenção de lesões na cabeça nos últimos 15 anos. Durante este período, receberam vários financiamentos do Instituto Nacional de Saúde (NIH) para apoiar o seu trabalho.

Que tipo de testes de segurança foram realizados?
Em primeiro lugar, este capacete cumpre todos os padrões de segurança atualmente obrigatórios. Podes encontrar informação adicional no artigo publicado numa revista científica dedicada a estudos comparativos em trekbikes.com/wavecel. Se não queres ficar pelo que te dizemos, o Virginia Tech, um instituto independente que testa capacetes, avaliou os capacetes WaveCel com os seus próprios critérios de avaliação e galardoou todos os capacetes WaveCel com a classificação máxima. Podes ver esses resultados em helmet.beam.vt.edu.

Como se equipara um capacete com tecnologia WaveCel a um capacete normal sem tecnologia WaveCel?
Cada impacto num capacete é diferente. Por isso, é impossível dizer se ocorrerá uma lesão durante a utilização de qualquer capacete. Posto isto, foram realizadas investigações significativas para compreender as causas mais prováveis de lesões cerebrais. Num artigo académico revisto por pares, um capacete com tecnologia WaveCel é até 48 vezes mais eficaz na prevenção de traumatismos cranianos causados por acidentes de ciclismo comuns. Lê o estudo completo em trekbikes.com/wavecel. Não vais querer pedalar com outra coisa.

O capacete previne traumatismos cranianos?
Não existem capacetes no mercado que possam prevenir totalmente a ocorrência de traumatismos cranianos. Cada impacto é diferente. No entanto, a WaveCel demostrou que reduz significativamente o risco de traumatismos cranianos e traumatismos cranioencefálicos. A WaveCel previne traumatismos cranianos causados por acidentes de ciclismo comuns em cerca de 99 porcento dos casos. A orla de um capacete WaveCel tem um rebordo em EPS e a área do rebordo possui características de impacto semelhantes a EPS.

Os capacetes standard de espuma (EPS) não são seguros?
Os capacetes standard de espuma (EPS) cumprem os padrões de segurança atualmente obrigatórios. São concebidos para proteger de impactos lineares diretos e fraturas no crânio. A WaveCel foi concebida para proteger face à forma como a maioria dos acidentes de ciclismo acontecem. Infelizmente, estes acidentes envolvem torções, rotações e vários
impactos rotacionais na cabeça. Contudo, qualquer capacete é mais seguro do que não usar capacete.

De que forma é a WaveCel diferente de outros sistemas alveolares?
Alguns capacetes de ciclismo utilizam materiais em forma de colmeia, mas abordam principalmente impactos lineares para prevenir fraturas no crânio. Normalmente, estes sistemas incluem um revestimento deslizante para proteger contra forças de rotação. A WaveCel aborda tanto os impactos lineares como os angulares, mas também flete para criar uma forma em cúpula uniforme que envolve maioritariamente o interior do capacete.

A tecnologia WaveCel consegue suportar vários impactos?
Não. A tecnologia WaveCel foi concebida para absorver a energia de um impacto através de esmagamento e rotura. Se o capacete WaveCel sofrer um impacto, terá de ser substituído.

Como sei quando o devo substituir?
O teu capacete deve ser substituído sempre que sofre um impacto. Mesmo que o teu capacete não tenha estado envolvido num impacto, as peças do capacete perdem força com o tempo. Como todos os capacetes Bontrager, os capacetes WaveCel devem ser substituídos a cada 3 anos.

A tecnologia WaveCel altera o ajuste do capacete?
Durante os nossos testes, recebemos feedback consistente de utilizadores sobre o conforto que proporciona. Os capacetes standard de espuma possuem um revestimento duro e inflexível que cria pontos de pressão. A tecnologia WaveCel é uma cúpula flexível no interior do capacete que se adapta naturalmente a várias formas de cabeça para um
ajuste mais confortável. Experimenta!

Como é que afeta a respirabilidade?
A tecnologia WaveCel altera a forma como o ar flui através do capacete. Esta canaliza o fluxo de ar através de todo o capacete, permitindo uma melhor ventilação em comparação com a espuma EPS standard. Uma vez que um capacete WaveCel possui menos material de espuma isolante, permite a libertação de calor e a circulação de ar mais fáceis.

É mais pesado do que um capacete sem tecnologia WaveCel?
Esta revolucionária tecnologia de proteção pesa apenas mais 53 g do que os capacetes típicos da Bontrager. É bastante provável que nem sintas a diferença. É menos pesado do que a tua barra nutritiva favorita, 1/3 de uma banana ou dois cubos de gelo. Sim, a tecnologia WaveCel adiciona um pouco de peso, mas a segurança é mais importante.

Porque mais ninguém no setor a está a utilizar?
A tecnologia WaveCel é um exclusivo dos capacetes Bontrager. Começou a trabalhar com a WaveCel ainda na fase de desenvolvimento e a colaboração manteve-se até ao fim. Ao juntars todo o conhecimento, criáram um produto revolucionário. É provável que vejas muitos outros setores a adotar esta tecnologia inovadora em breve.

Posso comprar apenas a tecnologia WaveCel (e inseri-la no meu capacete normal)?
Não. O material WaveCel não é vendido em separado. Também não o podes remover de um capacete Bontrager.

Devo ficar preocupado se algumas das células estiverem deformadas em algumas partes do meu novo capacete?
Poderás ver que algumas zonas têm uma maior densidade do que outras. É completamente normal. Faz parte da natureza do material. No entanto, se existir alguma deformação ou dano devido a um impacto, deves substituir o teu capacete.

Devo preocupar-me com a possibilidade de o meu cabelo ficar preso ou o material causar escoriações na minha cabeça?
Os resultados dos testes que realizados durante as primeiras fases de desenvolvimento demonstraram que existe um risco muito baixo de o material WaveCel produzir escoriações na pele. Para uma melhor proteção, foi colocada uma camada de revestimento no interior do capacete.

O que acontece se ficar muito quente, muito frio ou se chover?
Todos os capacetes WaveCel foram sujeitos a uma grande variedade de testes de protocolo em condições de calor, frio e chuva. A tecnologia WaveCel passou com distinção em todos os testes.

Os raios UV afetam a segurança do material?
A tecnologia WaveCel foi concebida para resistir à exposição aos raios UV durante o tempo de vida útil do capacete. Temos de realizar testes à exposição aos raios UV de todos os capacetes e estes passaram em todos os testes.

Eu transpiro muito. Isso afeta esta tecnologia?
Não! A transpiração não vai afetar esta tecnologia, mas recomendamos que limpes o teu capacete regularmente se costumas transpirar muito. Os modelos selecionados possuem almofadas adicionais NoSweat (anti-transpiração) com um canal em silicone para ajudar a gerir a transpiração.

O que pode tornar este capacete inutilizável?
Como todos os capacetes, os capacetes WaveCel têm de ser substituídos em caso de impacto. Além disso, componentes como spray contra insetos, diluentes, óleos, tintas e aerossóis podem degradar os materiais do capacete. Consulta o manual do proprietário para veres uma lista completa.

Para mais informações, visita wavecel.trekbikes.com.

Deixar uma resposta