PUB bikeinn_cod_728x90_por

Maria Martins estreou-se no Campeonato do Mundo de Pista na categoria de elite, em Pruszków, Polónia, com o 14.º lugar na disciplina olímpica de omnium.

É um resultado que mantém Portugal entre as nações que estão dentro dos lugares de apuramento para Tóquio no ranking de qualificação olímpica.

PUB

Maria Martins entrou com o pé direito na competição, conseguindo o décimo lugar em scratch. Seguiu-se uma participação menos conseguida, que valeu à portuguesa o 17.º posto na corrida tempo. A ribatejana foi 13.º em eliminação, chegando à corrida por pontos no 16.º lugar. Numa prova decisiva muito bem disputada, Maria Martins somou três pontos, o que lhe valeu fechar o omnium no 14.º lugar.

A participação portuguese no Mundial visa somar pontos para acalentar a esperança de qualificação para Tóquio. Neste aspeto, o desempenho de Maria Martins foi um sucesso, pois permite a Portugal subir uma posição no ranking de apuramento olímpico.

A presença em Tóquio na disciplina de omnium tem duas vias de qualificação. Oito vagas são preenchidas pelo ranking de madison e doze são garantidas pela tabela própria de omnium. Portugal não tem dupla de madison, pelo que se bate pelos restantes doze lugares. Após a prova desta sexta-feira, a Equipa Portugal está em oitavo nesta batalha pelas doze entradas diretas via omnium, um lugar acima do que ocupava antes do Mundial.

Ivo Oliveira também esteve em pista. Competiu na disciplina de perseguição individual, terminando no sexto lugar. O corredor português completou os 4 quilómetros em 4’14’’127, não conseguindo o objetivo de apurar-se para uma das finais, devido à quebra de desempenho na segunda metade da prova.

A final colocou frente a frente os campeões mundial e europeu em título. Brilhou mais alto o italiano Filippo Ganna, que conquistou a terceira camisola arco-íris da carreira, numa jornada em que pedalou, na qualificação e na final, em menos de 4m08s. A medalha de prata foi para o alemão Domenic Weinstein. O italiano Davide Plebani ficou com a medalha de bronze.

A luta pela qualificação olímpica prossegue neste sábado, através de João Matias, que compete no concurso masculino de omnium.

PUB