PUB

O português João Matias foi hoje o 17.º classificado no concurso olímpico de omnium do Campeonato do Mundo de Pista, que decorre, até amanhã, em Pruszków, Polónia.

O corredor minhoto começou mal a participação, sendo 18.º em scratch e vigésimo na corrida tempo. João Marias recompôs-se na segunda metade do omnium, arrancando o 13.º posto em eliminação.

PUB

Desse modo, foi para a corrida por pontos no 18.º lugar da geral. Na prova decisiva ganhou uma volta ao pelotão e pontuou num sprint, conseguindo subir uma posição, terminando o omnium no 17.º posto, com 45 pontos.

A luta pelas medalhas foi ganha pelo neozelandês Campbell Stewart, que finalizou a competição com 137 pontos. Seguiram-se o francês Benjamin Thomas, com 119, e o britânico Ethan Hayter, com 118.

A qualificação para os Jogos Olímpicos não foi prejudicada pelo 17.º lugar de João Matias, uma vez que traduzindo os resultados de hoje para pontuação no ranking de apuramento, Portugal mantém a mesma posição, não tendo sido ultrapassado por qualquer uma das nações que concorrem com os lusos pelo apuramento direto. As contas estão, todavia, muito equilibradas, nada podendo ser dado como certo ou provável a um ano do fecho da qualificação.

A participação portuguesa neste Campeonato do Mundo termina neste domingo, através da dupla Ivo e Rui Oliveira. Os gémeos correm na prova mais importante do programa do Mundial para as cores nacionais, o madison. Está em causa a conquista de pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos em madison, mas também a possibilidade de garantir a presença no concurso de omnium em Tóquio, uma vez que as oito seleções mais bem colocadas no ranking de madison asseguram a entrada em omnium.

A corrida de Madison deste domingo terá 50 quilómetros – 200 voltas ao velódromo de Pruszków – e inicia-se às 14h00.

PUB