PUB

A nova Specialized Enduro 2020 é a reinvenção total da bicicleta que criou esta categoria, conta com um enorme curso de 170 milímetros, à frente e atrás, para que possas pedalar todo o dia a um ritmo infernal.

Estás a ver uma bicicleta com que poderás descer de forma mais fluída, pelos trilhos mais exigentes, a velocidades que nunca imaginaste, uma bicicleta radicalmente nova.

PUB

Com um novo quadro, novo desenho da suspensão, nova geometria e cursos maiores. Basicamente, esta nova Specialized Enduro de 2020 é mais rápida. Mais rápida nas descidas? Mais rápida nas subidas? A resposta mais rápida… Enduro.

MENOS RESSALTOS. MAIS VELOCIDADE

Se velocidade é o teu objetivo, ressaltos de arestas quadradas são o teu inimigo. Eles fazem com que a tua roda traseira prenda momentaneamente no impacto, o que sentes como um puxão repentino nos pedais.

O impacto que a tua suspensão deveria estar a absorver é em vez disso transferido para ti e para o quadro. Tu acabas mais cansado e muito menos rápido.

A Specialized, inspirada na nova Demo, moveu o pivot principal da Enduro para a frente e elevou o centro instantâneo da bicicleta, o que minimiza os puxões da roda traseira ao oferecer à bicicleta um movimento do eixo mais recuado nas etapas chave do curso da roda.

A energia do impacto é transferida para a suspensão, onde pertence, em vez de para ti.

SUSPENSÃO MAIS SUAVEDE INÍCIO AO FIM

A Specialized queria aumentar a sensibilidade tanto nos pequenos ressaltos, como na outra ponta do espectro do curso, melhorando a performance da bicicleta nos maiores ressaltos.

Numa outra grande homenagem à nova Demo, a curva de alavancagem foi afinada, aumentando a progressividade. Essa mudança torna a Enduro mais suave no início do seu curso.

A progressividade extra também dá à Enduro uma boa rampa no fim do curso, para que não rebentes no teu curso quando ficas demasiado curto ou bates em algo massivo. Suspensão suave, mais controlada de início ao fim.

CADA PEDALADA CONTA

A Enduro ripa, não apenas quando estás a lavrar por terreno pesado com os teus pés fixos às 3 e 9 horas, mas também quando é chegada a hora de dar gás e pedalar na curva ou sprintar numa zona plana. Isso é mais fácil dizer do que fazer—em particular quando falamos de um chassis com quase tanto curso quanto uma bicicleta de downhill.

O novo design da Enduro eleva o centro instantâneo da bicicleta que, por sua vez, aumenta o valor de anti-squat em 40% (sobre a anterior Enduro).

Este aumento em anti-squat traz um nível mais elevado de eficiência da pedalada à Enduro, mesmo na sua mais recente forma longo curso.

Mais ainda, o novo design da Enduro mantém um grau mais consistente de anti-squat (e eficiência na pedalada) independentemente da mudança em que estejas ou onde estejas no curso.

Ou, para ser menos nerd, tu carregas nos pedais e a nova Enduro mexe-se muito mais depressa do que qualquer outra bicicleta com tanta suspensão.

REBAIXADA + ESTÁVEL = RÁPIDA

Baixo é rápido. Isto é, um centro de gravidade mais baixo torna-te mais estável a alta velocidade.

A nova ligação da Enduro posiciona a massa do amortecedor tão baixa e centrada no quadro quanto possível, dando à bicicleta um comportamento incrivelmente plantado e confiante.

SUSPENSÃO RX TUNE

Em vez de escolher entre um punhado de opções padrão de afinação de amortecedor, a equipa de afinação de suspensões da Specialized desenvolve afinações personalizadas, perfeitamente emparelhadas com a cinemática de cada bicicleta.

Chamamos a isso Rx Tune e embora não seja a forma mais fácil de construir a suspensão de uma bicicleta, vale a pena.

Tu sentes o Rx Tune como uma suspensão perfeitamente equilibrada. Mais controlo da afinação da tua suspensão dá-te mais controlo no trilho.

RIGIDEZ EQUILIBRADA DO QUADRO

O objetivo não é a rigidez máxima, e a rigidez equilibrada. Se a dianteira é demasiado flexível, a bicicleta guia mal. Se a traseira é demasiado rígida, não acompanha bem nas curvas e vai dar-te porrada nas descidas técnicas, não interessa quanta suspensão tens.

O chassis em carbono da Enduro foi afinado para oferecer o equilíbrio certo de rigidez, à frente e atrás. Foram até a criar esquemas de carbono Rider-First™ únicos para cada tamanho de quadro, para que cada Enduro ofereça a mesma qualidade brilhante de comportamento, quer seja a diminuta S2 ou a gigante S5.

O resultado final? Foi alcançado o ponto certo com uma frente precisa e uma traseira que segue de forma suave e correta.

A VELOCIDADE COMEÇA NO AJUSTE

Quando as pessoas ainda pensavam que as rodas de 29’’ tornavam as bicicletas de curso longo piores, a Specialized apresentou a primeira Enduro, a bicicleta que provou errada a sabedoria convencional. Muito disso resumia-se a acertar na geometria. A nova Enduro leva esse conceito muito mais além.

Foi dado à Enduro o tratamento longo, rebaixado e relaxado, para lhe dar um sentimento mais centrado e equilibrado, melhorando o teu controlo nas descidas mais íngremes e com velocidade. E enquanto a Specialized o fazia, aumentou o ângulo do espigão de selim para melhorar a posição a pedalar, o tubo de selim também foi encurtado para dar espaço a espigões telescópicos longos.

O resultado é uma bicicleta previsível, que te salva quando exageras.

Por último, o Tamanho Específico ao Estilo à nova Enduro, permitindo-te escolher o quadro com base no teu estilo, em vez de a tua altura entre pernas.

Queres uma distância entre eixos mais curta e divertida? Tamanho abaixo. Queres mais estabilidade com velocidade? Tamanho acima.

RODAS GRANDES, VELOCIDADE GRANDE

Rodas maiores mantêm melhor o momento que rodas pequenas, em particular sobre terreno técnico. Mais momento, por seu lado, é igual a mais velocidade.

É por isso que a nova Specialized Enduro rola exclusivamente em rodas de 29’’. A Enduro casa 170 milímetros de suspensão com rodas maiores, num pacote que é loucamente rápido.

VIDEO DE APRESENTAÇÃO DA ENDURO FEITO PELO PRAQUEMPEDALA:

Mais informações acerca da Specialized Enduro de 2020 em www.specialized.com.

PUB