O ex-ciclista World Tour André Cardoso irá desafiar-se, com um grupo de amigos, numa travessia de Portugal, pela estrada Nacional N2 – com um total de 739km. No Sábado 27 de Junho, um grupo de ciclistas tentará também bater o record atual de 25 horas, percorrendo de Norte a Sul.

André Cardoso irá tentar percorrer a estrada Nacional N2 em menos de 24 horasA N2 é intitulada por muitos como a Route 66 de Portugal e tem-se tornado como uma atração entre os ciclistas, especialmente os aventureiros de bikepacking.

O André confessa, “Após a minha carreira no WorldTour é importante ter novos desafios, depois de toda a rotina de fazer sempre as mesmas competições e percorrer as mesmas estradas. Apesar de tudo, percorrer perto de 740km de uma vez só não será nada fácil!” Ao ciclista de 35 anos irão juntar-se alguns amigos e ex-ciclistas profissionais, que irão também ser desafiados a diversificarem ampliar a sua visão do ciclismo atual.

A SwiftCarbon que será parceira neste desafio, tem uma história de sucesso nos eventos de Endurance e Ultra-distâncias. O fundador da marca, Mark Blewett e dois outros ciclistas (Nicholas Bourne de Inglaterra e David Martin do Zimbabwe) atravessaram África a pedalar do Cairo até à Cidade do Cabo-Africa do Sul de onde é originário, batendo o record de 38 dias e 16 horas.

O grupo do André irá começar em Chaves, perto da fronteira com Espanha, que também é famosa pelos seus circuitos termais. Após atravessar parte do interior português irão acabar em Faro no Algarve, possivelmente com mergulho numa praia. Será um percurso que terá várias paisagens e que esperamos que seja memorável.

Uma última subida deverá esperar este grupo antes de chegar ao Algarve. Não que seja demasiado exigente se comparamos com os Alpes e Pirenéus que tantas vezes percorreu, mas após 700km e mais de 20horas sentado num selim, não será nada fácil. Veremos se a experiência destes ciclistas a gerir esforços será determinante para o sucesso do desafio.

O grupo planeia também conseguir fundos para apoiar uma boa causa. O André pretende angariar 1€ por quilómetro. Sigam a história na sua conta de instagram @acardoso84.