A gama e-MTB da Ducati expande-se com a introdução da Powerstage RR Limited Edition, desenvolvida para enfrentar as condições off-road mais extremas.
O nome Powerstage, aliás, lembra um novo tipo de etapa especial recentemente introduzida nos circuitos de e-Enduro que consiste em enfrentar, além das clássicas etapas de downhill, um percurso técnico de subida, testando tanto as habilidades dos atletas que competem nas corridas, como o nível de desempenho da bicicleta.
A Ducati Powerstage RR Limited Edition, é uma concentração de tecnologia e componentes avançados, definidos pela eliminação de comprometimentos, com o objetivo de oferecer o máximo desempenho.
O quadro “totalmente em carbono” foi submetido a longos testes nos percursos mais difíceis, com um único objetivo: garantir o máximo desempenho no campo do enduro. As escolhas sobre a disposição das camadas de carbono e sobre os tipos de entrelaçamento das fibras são resultado da análise FEM (Método dos Elementos Finitos), que permite identificar os pontos sujeitos a maiores tensões, que, portanto, necessitam de maior resistência. Mais atenção à rigidez, foi dada à área da direção, à escora traseira e à área do motor reforçada por duas nervuras (T-Ribs).
No quadro há muitos outros detalhes funcionais de alta qualidade, como passagem de cabos internos, protegidos por sistema de paragem da direção (T-Stopper), rolamentos nas articulações, em contato direto com o carbono sem uso de buchas e uma escora traseira assimétrica, que além de um design cativante, oferece melhor capacidade de resposta e tração em subidas.
As soluções geométricas adotadas, tornam a Powerstage RR extremamente rápida e estável nos percursos mais acidentados. O ângulo verticalizado do tubo do selim, com 78°, permite que o ciclista assuma uma posição ideal em partes técnicas de subida, e um ângulo aberto da testa, de 64°, ajuda a superar qualquer obstáculo em velocidades máximas.
A nova unidade de acionamento Shimano EP801, representa uma referência para a categoria e mantém as características nativas do EP8: 250 Watts de potência nominal e 85 Nm de torque, sempre entregues com a máxima fluidez e naturalidade numa faixa de cadência mais ampla do que nunca.
O novo sistema apresenta dois perfis de assistência pré-configurados: “long ride”, para favorecer a autonomia em passeios longos, e “fast ride”, para desfrutar do máximo desempenho em passeios mais curtos. Através do modo “Fine Tune” presente na aplicação Shimano “E-Tube Project”, é possível criar os seus próprios perfis graças às amplas possibilidades de personalização da assistência elétrica. A bateria removível Shimano de 630Wh está posicionada dentro do tubo inferior “verticalizado” para baixar o centro de gravidade, melhorando o equilíbrio da bicicleta.
A suspensão pneumática Öhlins RXF38 m.2 (curso de 180 mm) e o amortecedor de mola Öhlins m.2 com tecnologia TTX (curso de 170 mm) são totalmente ajustáveis em recuperação e compressão, em altas e baixas velocidades, garantindo precisão e estabilidade.
As mudanças eletrónicas traseira sem fios de 12 velocidades SRAM GX AXS, proporciona mudanças de velocidade imediatas e precisas em todos os momentos. Os travões Braking First, com manetes Ducati Corse personalizadas e discos de 203mm e 3mm de espessura estão entre os mais potentes do mercado atualmente.
As rodas Crankbrothers Synthesis, de tamanho diferenciado (29” dianteira, 27,5” traseira) com aros de carbono de espessura variável, ajudam a melhorar ainda mais a precisão da direção, garantindo uma excelente relação peso/resistência.
Os pneus são Pirelli Scorpion Enduro S na frente e Pirelli Scorpion EMTB-S na traseira, para oferecer máxima aderência e tração.
O equipamento é completado por um espigão telescópico, um guiador de carbono Renthal e um selim Fizik com porta-ferramentas especial integrado.
Giorgio Favaretto, Chefe de Negócios e-Bicycle – “O projeto de bicicleta assistida da Ducati, tomou forma com o lançamento da MIG-RR, a primeira bicicleta elétrica de montanha produzida em colaboração com a Thok E-Bikes.
Em 2022 a gama de E-Bikes tornou-se ainda mais completa e performática. Hoje, com a nova Powerstage RR, a Ducati reforça a sua presença no segmento de e-mountain bike de gama premium, destinada a ciclistas ainda mais exigentes.”
A pintura desenhada por Aldo Drudi em colaboração com o Centro Stile Ducati é inspirada na Desmosedici GP23 da equipa oficial de MotoGP, realçando o carácter único desta e-BTT produzida numa edição limitada de 230 unidades numeradas, um número que lembra a denominação da bicicleta de corrida.
A nova Powerstage RR Limited Edition será apresentada na área do paddock durante o próximo Grande Prémio da Alemanha em Sachsenring e já pode ser encomendada na rede de concessionários Ducati e online em www.ducati.com.