A Zycle lançou-se no mercado e disponibilizou o Zycle Smart ZPro, uma forma rápida e cómoda de treinar, para quem não tem tempo de ir pedalar na rua ou simplesmente prefere evitar fazê-lo.
Os rolos de treino indoor são a salvação de uns e tortura de outros e, de entre estes, existem rolos simples, rolos smart, rolos interativos, wheel-on ou direct drive, a escolha hoje em dia é muita.
Para ajudar a passar o tempo no rolo e o tornar menos monótono, os ciclistas têm também atualmente à sua disposição várias plataformas de simulação de ciclismo, como a BKOLL, ZWIFT ou ROUVY. Nestes casos, o ideal é ter um rolo de treino interativo, para uma simulação mais real do exercício.
A empresa espanhola Zycle, foi fundada em 2019 com o intuito de oferecer aos desportistas condições de treino profissionais a preços acessíveis, com sensações o mais reais possíveis, dentro da sua casa, com dados de potência, velocidade e cadência fiáveis, tendo lançado a primeira smart bike indoor e tendo adquirido a parte de fabrico de hardware da BKOLL, dai um dos produtos da Zycle ser idêntico a um já existente da BKOOL, mudando apenas a cor.
De entre as opções que a Zycle possui, o BTT Lobo teve a hipótese de testar o seu rolo de treino indoor, o Smart ZPro.
Este é o rolo wheel-on interativo da marca que é idêntico ao que a BKOOL fabricava, com medição de potência, velocidade e cadência, sem haver a necessidade de recorrer a sensores exteriores e que simula as inclinações apresentadas nos simuladores de ciclismo que utilizarmos, de entre uma grande variedade de compatibilidade com simuladores que este rolo permite.
O Zycle Smart ZPro é o chamado rolo Plug and Play: tirar da caixa, montar e pedalar. Sem necessidade de calibração. É fácil e rapidamente reconhecido pelos simuladores, com os quais pode comunicar através de ANT+ e Bluetooth.
Graças ao seu sistema de travagem magnético e ao sistema de ventilação, é mais silencioso que outros que já usámos e, com as suas bases de apoio extensíveis torna-se muito estável. Permite a utilização de rodas de 20’’ a 29’’, com extrema facilidade de troca, sem haver a necessidade de ajustar parafusos ou qualquer outra peça, devido aos seus braços de fixação oscilantes. A única troca que possa ser necessária é do eixo da roda, consoante este seja de 9mm (que vem fornecido) ou de 12mm (que tem que ser adquirido à parte).
No que concerne aos valores admitidos pelo Zycle Smart ZPro, estes são muito interessantes e dos melhores do mercado dentro da gama onde se insere e para o valor do mesmo. A maioria das vezes, o rolo não suporta muitos watts de potência, ou se os suporta, não simula muita inclinação, ou por último, caso suporte uma potência e simulação de inclinação consideráveis, o seu custo sobe bastante na tabela.
O Zycle Smart ZPro suporta uma potência máxima de 1200w com até +/- 3% de erro e simula até 16% de inclinação, com um preço ligeiramente mais baixo que os concorrentes (449€) e trás na caixa além do rolo de treino, a base para a roda da frente e o eixo de 9mm que noutras marcas têm que ser comprados em separado, aumentando o preço final.
Este rolo de treino indoor interativo é robusto, fiável, de utilização intuitiva e fácil de montar/desmontar, ou se preferirmos apenas ser dobrado para arrumar, sendo que dobrado, o que o torna fácil de colocar debaixo duma cama ou dentro de um armário.
A Zycle, fornece ainda com o Smart ZPro, 3 meses grátis de subscrição do simulador de ciclismo BKOOL no valor de cerca de 30€.
O Zycle Smart ZPro tem que ser ligado a uma fonte de energia, com por exemplo um transformador também ele fornecido na caixa, no entanto, a Zycle possui mais alguns acessórios para venda, como transformadores e eixos de 9mm suplentes, os robustos eixos de 12mm da conceituada marca “The Robert Axle Project” em 5 medidas diferentes, as pens USB ANT+ para quem prefere a estabilidade deste protocolo de comunicação com o computador, o tapete de treino da Zycle para evitar que o nosso suor caia diretamente no chão, melhore a aderência e reduza a ressonância causando mais ruido e por último, mas a nosso ver o mais interessante, o acumulador de energia ZPower.
Com o ZPower, o utilizador consegue pedalar segundo a Zycle, entre 5 a 10h sem ter que recorrer a tomadas de eletricidade, no entanto, nós conseguimos pedalar mais de 12h com uma carga. Este acumulador pode ser carregado com o transformador do Zycle Smart ZPro que vem na caixa do rolo e posteriormente com um cabo incluído na embalagem do ZPower, ligado ao rolo, tornando-o independente. Assim, o utilizador pode levar o Zycle Smart ZPro para qualquer lado, colocar-lhe a bicicleta e pedalar.
Graças à porta USB do ZPower, este pode ainda ser utilizado para carregamento no nosso smartphone ou GPS.
Para efeitos de registo da garantia do Smart ZPro a Zycle disponibiliza uma aplicação, onde o registo é efetuado com a inserção do MAC na mesma, que pode ser inserido por meio do bluetooth ou manualmente. Essa mesma aplicação pode ainda ser usada para atualizar o dispositivo.
Em termos de utilização, o Zycle Smart ZPro torna de facto a questão de pedalar em casa, sem sair do sítio, menos penosa e mais divertida. Usámo-lo no Zwift por muitas horas e gostámos muito das sensações. Coloca resistência nas subidas, tira resistência quando a subida acaba… Parece que estamos de facto a trepar subida acima e de forma bastante bem sincronizada com o simulador.
Uma das situações onde os rolos wheel-on perdem para os direct-drive é a questão da roda poder deslizar no eixo do rolo. Aqui, o Zycle Smart ZPro, é ligeiramente diferente de outros wheel-on, apresentando um eixo com ranhuras, por forma a melhorar a aderência. Ainda assim, da experiência que tivemos, caso queiramos aplicar muita potência de repente, no caso de um sprint, pode ocorrer de facto um deslizamento e causar uma leitura incorreta da potência aplicada naquele momento.
O mesmo acontece também em simulações de inclinações mais elevadas quanto queremos fazer mais força. Tanto numa situação como noutra, é mais fácil que aconteça quando pedalamos de pé e/ou a variação de potência é grande e brusca. No entanto, utilizámos um pneu normal e não um pneu próprio para rolo, o que pode minimizar esta situação.
No Zwift, além das corridas e passeios, temos também a hipótese de cumprir planos de treino. Aqui, e com o Zycle Smart ZPro, temos o modo ERG, que faz com que o rolo adapte a resistência à potência que nos é exigida, independentemente da velocidade ou cadência, sem termos necessidade de nos distrairmos com a utilização das mudanças.
O sistema de fixação da bicicleta ao rolo por meio de duas roscas, é a situação menos intuitiva e fácil de usar, acabando por não ser tão fácil como noutras marcas onde basta por exemplo rodar uma alavanca. Esta experiência torna-se pior, quando temos que mudar entre bicicletas com eixos de diferentes comprimentos.
Finalizando: o Zycle Smart ZPro é uma ferramenta de treino robusta, que simula com bastante fiabilidade as inclinações dos simuladores e com uma leitura de dados fiável. A sua montagem é extremamente fácil e rápida (em cerca de 1m30s está montado) e é também facilmente reconhecido pelo smartphone, tablet ou PC por bluetooth ou ANT+, além de um custo/beneficio muito interessante.
Todas as informações em: https://zycle.eu/