PUB

A marca espanhola de produtos de treino de ciclismo indoor Zycle, deu nas vistas mais recentemente ao colocar no mercado os seus rolos de treino indoor smart, dos quais já tivemos hipótese de testar o Zycle Smart ZPro.

ZYCLE ZBIKEDe facto, a Zycle lançou anteriormente para o mercado, a primeira smart bike de treino indoor, ou seja, uma bicicleta estática, amplamente personalizável no que diz respeito à sua geometria, leituras em tempo real de vários dados sem necessidade de recorrer a outros sensores externos e com mais um ou outro truque na manga. 

PUB

Com uma montagem relativamente fácil, ter uma bicicleta sempre disponível para pedalar assim que quisermos e adaptável a toda a família, é algo extremamente fácil, com a Zycle ZBike. 

ZYCLE ZBIKE - A SMARTBIKE AMIGA DO ORÇAMENTO DOMÉSTICOSeja para manter um estilo de vida saudável, seja para treinar com afinco, a ZBike faz o serviço. Com uma leitura de potência fiável e precisa, fácil conectividade a simuladores de ciclismo como o BKool, Rouvy ou Zwift, regulação intuitiva e mudanças eletrónicas integradas, em questões de minutos estamos em cima dela e a dar ao pedal. 

ZYCLE ZBIKEPara nos ligarmos aos simuladores, podemos utilizar dois protocolos de comunicação: ANT+ e FTMS Bluetooth. A ZBike é reconhecida pelo simulador de forma fácil e rápida. 

Com uma precisão de ± 2% na potência até 850W a 90 RPM ou 1.500W às 120 RPM, informações em tempo real de velocidade e cadência e simulação de inclinação até 18%, poucos serão os percursos que não consiga reproduzir com extrema realidade, embora tenhamos notado uma sensação de derrapagem ao aplicar potência nos pedais a uma rotação baixa, acabando mesmo por ser difícil passar dos 1000W. 

ZYCLE ZBIKE - A SMARTBIKE AMIGA DO ORÇAMENTO DOMÉSTICOUm dos pontos fortes da ZBike, senão o melhor, é o ruido, ou melhor, a ausência deste. Treinar às 03h da manhã, com um bebé a dormir ao lado? Sem problema… desde que não respiremos muito alto, pois da parte da ZBike, estamos descansados. A correia Poly-V e o avançado sistema de transmissão mecânica tornam o ruido nulo ou próximo disso e nada melhor que podermos treinar quando quisermos e bem nos apetecer, sem corrermos o risco de incomodar alguém, o que é excelente para quem trabalhe por turnos ou, como referimos, tenha crianças em casa. 

ZYCLE ZBIKEO guiador da ZBike possui dois botões integrados, um de cada lado, que permitem mudar facilmente as velocidades e assim aumentar ou diminuir a resistência. Isto foi algo que de início nos causou alguma estranheza, pois não ouvimos qualquer barulho nem sentimos qualquer resistência ao trocar a velocidade, mas que depois acabou por se entranhar e tornar-se intuitivo. 

O que neste campo continua a causar-nos alguma diferença, é a relação de mudanças, onde dispomos de 15 velocidades e uma sequência de desmultiplicação um pouco diferente da usada nas bicicletas normais. 

ZYCLE ZBIKE - A SMARTBIKE AMIGA DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO | A MARCA ESPANHOLA DE PRODUTOS DE TREINO DE CICLISMO INDOOR ZYCLE, DEU NAS VISTAS MAIS RECENTEMENTE AO COLOCAR NO MERCADO OS SEUS ROLOS DE TREINO INDOOR SMART, DOS QUAIS JÁ TIVEMOS HIPÓTESE DE TESTAR O ZYCLE SMART ZPRO.A nosso ver, a localização dos botões de mudança de velocidade, também poderia ser melhorada e, visto serem eletrónicos, podia dar-se o caso, não de os mover de sítio, mas inclui-los em mais locais, para um fácil acesso ao pedalar nos drops ou na posição de contrarrelógio, pois na sua localização atual em qualquer uma destas posições, não conseguimos chegar aos botões. Quanto ao formato do guiador em si, este permite-nos pedalar nas várias posições usualmente utilizadas, de forma confortável.  

ZYCLE ZBIKE

Uma outra carta na manga da ZBike é a porta UBS na coluna do guiador, junto ao cabo que liga a eletrónica do guiador à restante bicicleta e que possibilita carregar o telemóvel ou tablet, enquanto pedalamos.  

O design em forma de V da estrutura da bicicleta, significa que a esta pode ser ajustada a qualquer pessoa sensivelmente entre 160 cm e 195 cm de altura, simplesmente ajustando a altura do selim, a altura do guiador e o alcance do guiador. As escalas marcadas nas colunas do guiador e do selim, permitem um ajuste preciso.   

ZYCLE ZBIKENo contacto com o solo, podemos contar com 4 pés em borracha reguláveis em altura, que permitem nivelar a ZBike, sendo que a única falta que notámos foi a regulação do recuo/avanço do selim, sem termos que mexer no próprio selim e consequentemente, corrermos o risco de alterar a sua inclinação. 

No seu conjunto, a ZBike pesa 50kg, mas consegue-se mover de um lado para outro com relativa facilidade, graças às rodas colocadas na zona traseira. 

Quando comparada com outras smart bikes, a ZBike é uma smart bike nua e crua, criada para pedalar, sem grandes aparatos de ventoinhas, suportes para multimédia, inclinação no aparelho em si, etc. Trás apenas incluído, um simples e prático suporte amovível para o telemóvel e um par de pedais mistos plataforma/SPD. 

ZYCLE ZBIKE

O que para nós necessita de melhorias: 

  • A colocação de botões de mudanças noutros locais; 
  • A ficha de ligação à corrente ser mais robusta e/ou ser colocada noutro local, pois por várias vezes lhe tocámos com o pé ao desmontar da bicicleta, tendo ela saltado com facilidade do seu local; 
  • A roda de inércia estar a descoberto, que embora não seja afiada ou tenha arestas vivas, é passível de poder causar algum acidente caso alguém por descuido/acidente, caia sobre esta; 
  • Uma qualquer espécie de resguardo, que evite a entrada de suor para o interior da ZBike pela coluna do guiador; 
  • Regulação do recuo/avanço do selim, sem ser através dos seus carris; 
  • Impossibilidade da ZBike fazer roda-livre, pelo que para parar de pedalar, ou carregamos no travão de emergência, ou contrariamos a força dos pedais; 
  • Capacidade para mais potência em cadências mais baixas;

Uma maior e mais consistente velocidade de resposta da troca de velocidades, pois por alguma vezes, devido a ligeiros atrasos na mudança de velocidade, ficamos na duvida se pressionámos corretamente o botão, tendo por vezes efetivamente parado de responder e quando ao fim de uns segundos efetivamente respondeu, alterou várias mudanças de repente. Um mostrador a indicar em que velocidade nos encontramos, também seria interessante.

ZYCLE ZBIKEO que gostámos: 

  • O ruido! Ou melhor, a ausência deste; 
  • Adaptabilidade a diferentes tipos de ciclistas; 
  • Leitura fiável dos dados em tempo real; 
  • Facilidade e rapidez de ligação a simuladores de ciclismo; 
  • Porta USB para carregar o telemóvel ou tablet; 
  • A existência de um travão de emergência; 
  • O preço, quando comparado com o preço das concorrentes; 

ZYCLE ZBIKE

Detalhes: 

  • Fator Q – 188mm 
  • Peso – 50 kg  
  • Resistência – 850 W a 90 rpm / 1.500 W a 120 rpm 
  • Comunicações – ANT+ e FTMS Bluetooth 
  • Transmissão – Correia de poli-V totalmente silenciosa 
  • Guiador – Botões integrados para troca de mudanças eletrónica 
  • Firmware – Atualizado por meio de app 
  • Leituras de dados – Potência, cadência e velocidade em tempo real 

ZYCLE ZBIKE - A SMARTBIKE AMIGA DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO | A MARCA ESPANHOLA DE PRODUTOS DE TREINO DE CICLISMO INDOOR ZYCLE, DEU NAS VISTAS MAIS RECENTEMENTE AO COLOCAR NO MERCADO OS SEUS ROLOS DE TREINO INDOOR SMART, DOS QUAIS JÁ TIVEMOS HIPÓTESE DE TESTAR O ZYCLE SMART ZPRO.Mais informações em www.zycle.eu.

PUB
REVIEW GERAL
Qualidade de construção 
8
Desempenho 
7
Ruído
10
Conectividade
9
Compatibilidade 
9
Acessórios
7
Preço 
9
Artigo anteriorX-Sauce Factory Team 2022
Próximo artigoCalendário da Taça do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator 2022 revelado
Amante da adrenalina e do ciclismo em geral, mas em particular das disciplinas de XCO e XCM. Por vezes dedico-me ao ciclismo de estrada, mas sinto-me realmente em casa quando pedalo em singletracks no meio da natureza.
zycle-zbike-a-smartbike-amiga-do-orcamento-domesticoNo seu todo, e com o seu preço a colocá-la entre as smart bikes mais baratas, senão mesmo a mais barata do mercado, a ZBike da Zycle é uma excelente opção de ciclismo indoor, capaz de ser usada por toda a família devido à sua geometria variável, sem a necessidade de trocar rodas e/ou bicicletas como no caso da utilização de rolos direct drive ou com roda e sem a penalização do ruido, fornecendo leituras de dados fiáveis e simulação realista, sem luxos de outros acessórios para multimédias ou para nos refrescar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui