PUB

O antigo ciclista francês Jean-Christophe Péraud, segundo na Volta a França de 2014, deixou o trabalho como coordenador do departamento de controlo do doping mecânico da UCI.

UCI dispensa Jean-Christophe Péraud como controlador do doping mecânicoA decisão prende-se com a necessidade de contenção de gastos da UCI, face à pandemia de covid-19, com o antigo corredor a deixar um cargo que ocupava desde 2017.

PUB

A luta contra o doping mecânico, ou seja, a alteração de bicicletas para ganhar vantagens em competição, foi uma das ‘bandeiras’ do atual presidente, David Lappartient, que convidou Péraud.

UCI dispensa Jean-Christophe Péraud como controlador do doping mecânico“Aprendi muito na UCI, mas agora gostava de trabalhar com uma equipa de ciclismo, em otimização de rendimento”, declarou Jean-Christophe Péraud.

Questionado sobre se cumpriu a missão para a qual foi convidado por Lappartient, o antigo corredor, de 43 anos, fez ‘mea culpa’: “Sim, a nível pessoal, porque estou ciente de que não há ‘batotice’ ao mais alto nível da competição. Não, porque a UCI não conseguiu convencer o público de que a batota não existe”.

“Não há nada mais difícil do que provar que algo não existe e a dúvida ainda permanece na mente do público”, admitiu.

UCI dispensa Jean-Christophe Péraud como controlador do doping mecânicoAs suspeitas quanto à existência de doping mecânico no pelotão internacional remontam às vitórias do antigo ciclista suíço Fabian Cancelara na Volta a Flandres e no Paris-Roubaix de 2010.

PUB