João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) ganhou hoje a primeira corrida da Taça de Portugal de Juniores, disputada em Alcobaça. O corredor da equipa minhota foi o mais rápido do trio que chegou à meta adiantado.
A corrida de 111,9 quilómetros foi sempre muito atacada, como é apanágio da categoria júnior, começando a definir-se com cerca de 60 quilómetros percorridos. Foi nessa altura que se isolaram seis corredores que viriam a discutir o triunfo.
O entendimento entre o sexteto nem sempre foi perfeito, com vários ataques entre os seus elementos. Nesta toada desportivamente beligerante, deram-se melhor três ciclistas, que se destacaram ligeiramente dos demais.
João Afonso foi o primeiro a passar a meta, ao fim de 3h06m39s de prova. Com o mesmo tempo chegaram Diogo Ribeiro (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) e João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense).
O Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana ganhou por equipas. Rafael Gouveia (LA Alumínios/SGR Ambiente/CC Aldeia Paio Pires) foi o rei dos trepadores e Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação das metas volantes.
Classificação
1.º João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), 3h06m39s
2.º Diogo Ribeiro (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), mt
3.º João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), mt
4.º Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 3s
5.º Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), a 6s
6.º Pedro Andrade (Vito/Feirense/BlackJack), a 30s
7.º Francisco Marques (ACD Milharado/EC Manuel Martins), a 1m15s
8.º Francisco Guerreiro (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), mt
9.º Rodrigo Caixas (Bairrada), mt
10.º Pedro Silva (Seissa/KTM Bikseseven/Matias & Araújo/Frulact), mt