Shimano DURA-ACE 2017

5059

DA-R9100-compositionShimano apresenta a derradeira supremacia na estrada com o novo grupo de componentes DURA-ACE. Comutação sincronizada, medidor de potência,potência de travagem hidráulica, novos perfis de rodas e conectividade wireless, englobam a nova linha de produtos.

A Shimano anunciou hoje o DURA-ACE R9100, o mais avançado sistema de componentes desenvolvido até aos dias de hoje, vem dar a tão desejada resposta à questão dos actuais profissionais da estrada e entusiastas, de como conseguir níveis de performance mais elevados.

Desde sempre na competição de estrada, os ciclistas tem procurado a combinação perfeita de leveza, potência, rigidez e componentes que transmitam segurança e fiabilidade. Passados 150 anos desde os primeiros desenvolvimentos de componentes para bicicleta, a Shimano continua no seu processo de desenvolvimento e inovação, com o mais avançado grupo de componentes para estrada no mercado.

FC-R9100_zz_zz_STD_img2O conceito por detrás do novo DURA-ACE R9100, foi examinar detalhadamente todos os componentes, de modo a optimizar e maximizar estímulos e energia do ciclista. Por outras palavras, minimizar a energia perdida entre o esforço do ciclista e a performance que consegue obter. Neste sentido todos os componentes do DURA-ACE R9100 foram desenvolvidos para trabalhar com máxima eficiência com os restantes componentes do sistema. Este é o conceito da Shimano no desenvolvimento de sistemas. O resultado é SUPREMACIA.

FD-R9100-F_zz_zz_STD_img1Este novo DURA-ACE R9100 adopta um sistema desenvolvido inicialmente pela Shimano no ciclismo de montanha, que foi a introdução da comutação sincronizada SHIMANO para bicicletas de estrada,  vem assim permitir os ciclistas controlarem ambas as mudanças (traseira e dianteira) com o simples toque de apenas um botão de comutação.

O DURA-ACE R9100, inclui também como opção um medidor de potência integrado, sistema de travagem hidráulico com nova performance e potência de travagem e novos perfis de rodas que trazem um novo nível de performance.

Mais ainda, o DURA-ACE R9100 beneficia de uma nova aplicação E-TUBE por Bluetooth, que vem permitir aos ciclistas fazer o download de perfis de utilizador para múltiplas bicicletas equipadas com DI2 conseguindo deste modo optimizar a sua comutação a partir de Tablets e Smartphones.

TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA OPTIMIZADA

RD-R9100-SS_zz_zz_STD_img1O conceito por detrás do DURA-ACE R9100 é maximizar a potência do ciclista através da redução da energia perdida através da transmissão. O processo inicia-se com o pedaleiro.

O novo design do pedaleiro duplo 2×11 HOLLOTECHII surge com uma estética emblemática que vem aumentar a performance da nova gama DURA-ACE. Um cranque mais largo e leve HOLLOTECH II com rodas pedaleiras HOLLOWGLIDE melhoram a rigidez, a transferência de potência do ciclista através do pedal para a transmissão, conseguindo-se ainda reduzir 7gr em comparação com o anterior cranque Dura-Ace

Cinco variações de andamentos estão disponíveis: 50-34D, 52-36D, 53-39D, 54-42D e 55-42D com sete diferentes medidas de cranque desde 165mm a 180mm. Peso 609gr (50-34D), 621gr (53-39D)

MEDIÇÃO DA POTÊNCIA

CS-R9100_zz_zz_STD_img1Com o primeiro medidor de potência da Shimano, vai ser possível obter informações extremamente precisas em tempo real de modo a seguir de perto e analisar a nossa performance. O potênciometro permite fácil integração e instalação (emparelhamento) com terceiros equipamentos para permitir o mais sofisticado e preciso nível de medições e medições anatómicas disponíveis hoje em dia. Além da normal medição pura dos watts na saída, a perna esquerda e a direita do ciclista podem ser analisadas separadamente, assim como a cadência, consegue-se assim uma medição perfeita, isolada de factores externos como, vento, pavimentos e declive.

O FC-R9100-P é o primeiro produto de medição de potência da Shimano e o primeiro pedaleiro do mercado com medidor integrado. Foi desenvolvido para trazer aos ciclistas, um dos melhores sistemas de medição, utilizando tecnologia do bikefitting.com, uma empresa da Shimano especializada em medições de ajuste sofisticadas e equipamento de medição.

PD-R9100_-4mm_zz_zz_STD_S1O ‘cérebro’ do medidor de potência está instalado na aranha do pedaleiro e os medidores de esforço estão instalados nos cranques para medição da potência da perna direita e esquerda. O pequeno processador é discreto e compacto, conseguindo-se um dos sistemas de medição mais leves e simples no mercado. Como o medidor está connectado à aranha do pedaleiro, facilmente poderemos substituir as rodas pedaleiras sem afectar as medições. A analise e o firmware do sistema de medição é actualizado através de conexão por Bluetooth (E-TUBE) podendo ser operado pelo smartphone, tablet ou PC.

Uma bateria integrada e recarregável providencia energia à unidade de medição. Esta pode ser recarregada com um pequeno adaptador magnético sem ser necessário remover qualquer tipo de tampa ou cobertura.

Fred Grappe,Responsável pela gestão de desempenho na equipa profissional Francaise Des Jeux, fez parte da equipa de desenvolvimento do medidor de potência.

“Os ciclistas actuais não podem treinar mais, podem apenas executar treinos inteligentes. Um medidor de potência permite isso, fornece aos ciclistas feedback sobre o que as suas pernas estão a fazer, deixando de haver treinos baseados em suposições, o medidor providencia valores relevantes, ajudado os ciclistas sobre o que necessitam fazer em treinos e/ou recuperação. Treinando apenas por horas, treinando a velocidade média, então estamos a ignorar muitas outras variáveis que poderiam ajudar a melhorar a performance ou informar quando o nosso esforço é realmente útil. Agora, o grande ponto alto da performance irá ser as sensações associadas à potência fornecida da perna esquerda e da perna direita.

“No passado a Shimano desenvolveu o mais avançado ‘power crank’ que trabalhei para uso em laboratório. Pegámos nessa tecnologia e experiência do laboratório e transferimos para um sistema que permite a utilização em situações reais de corrida. Juntos com a equipa Francaise Des Jeux, temos estado a testar este medidor desde a época 2015-2016 e na verdade estamos impressionados com a enorme e valiosa informação analítica que recebemos.”

NOVAS RODAS COM OUTRO NÍVEL PERFORMANCE

WH-R9100-C40-TU-R_zz_R_STD_S1Duas forças combinam para travar os ciclistas: Atrito e inércia.

As novas rodas DURA-ACE R9100 estão desenhadas para combater essas forças através de novas características aerodinâmicas e redução da resistência à rolagem.

Dois novos aros mais largos de 28mm com perfis de 60mm e 40mm, garantem uma roda com maior rigidez para aumentar a transferência de potência durante a rolagem e torção e, com aros super-leves de 60mm e 40mm desenhados para reduzir resistência ao ar. Isto permite às Rodas Dura-Ace R9100 num cenário real poupar ao ciclista cerca de 16watts comparativamente às actuais rodas Dura-Ace 9000 C50.

Para completar a linha, temos ainda a tradicional medida C24mm na nova linha Dura-Ace, dando ao ciclista 3 possíveis escolhas (60mm, 40mm e 24mm). Disponível para pneu, tubular ou versões tubeless com blocagem rápida e a opção de eixos passantes de 12mm.

SISTEMAS DE COMUTAÇÃO

ST-R9100_zz_zz_STD_img1O leque de opções de comutação no DURA-ACE R9100 é compreensivelmente desenhado para atender a todos os ciclistas de alto nível; mudanças e manípulos mecânicos ou hidráulicos podem ser combinados com travões mecânicos ou hidráulicos e podem ser instalados em pontas de guiador ou guiadores de contra relógio.

A introdução de travões hidráulicos de estrada na nova gama DURA-ACE garante maior controlo e confiança na travagem em condições de tempo mais adverso. Os repousa-mãos das manetes hidráulicas (ST-R9120/70) são desenhadas para incorporar um reservatório e garantir simultaneamente uma melhor ergonomia para a posição das mãos, a mesma situação para as manetes mecânicas (ST-R9100/50). Posição do manípulo é personalizável para um encaixe perfeito. Os ciclistas que optem por comutação eléctrica DI2 podem inclusive personalizar as suas manetes para ‘multi-shifting’ com ou sem botão de comutação na manete.

Comutação sincronizada SHIMANO é a característica mais recente introduzida nos grupos de estrada eléctricos, desenhados para simplificar as escolhas de mudança e reduzir os tempos de decisão durante as corridas. Quanto menos stress num ciclista e menos decisões que o ciclista tenha de tomar, menos probabilidade de ocorrem erros. Deste modo a comutação sincronizada SHIMANO foi desenvolvida para escolher o maior ou o mais baixo racio sem restrição e sempre que houver necessidade de fazer passagem de mudanças terá de ser pela mudança frente ou mudança trás.

Vão estar disponíveis 2 modos de comutação sincronizada:

Dura Ace• Comutação sincronizada SHIMANO completa: a mudança frente vai reagir de acordo com a passagem de mudanças traseira, quando esta função está activa nem existe necessidade de ter 2 manípulos em separado frente e trás. Os 2 botões num manípulo vão controlar ambas as mudanças.

• Semi Comutação sincronizada SHIMANO: a mudança traseira reage de acordo com a passagem de mudanças na mudança da frente. Fazendo deste modo a comutação para o carreto mais apropriado quando o ciclista mudança à frente.

Se a comutação sincronizada pode ser benéfica é sem dúvida no contra-relógio e no Triatlo. Reduzindo o número de botões simplifica decisões e reduz stress, permite ter as dimensões mais delgadas e pequenas reduzindo assim o peso. Novos manípulos satélites de um botão foram também incorporados na gama de mudança frente (FD-R9150, 104gr) mudança traseira (RD-9150, 204gr), incorporando novas funcionalidades, ambas as mudanças eléctricas são compactas e desenhadas para proteger a comutação na eventualidade de uma queda. A mudança traseira é de baixo perfil com tecnologia SHIMANO SHADOW, o que ajuda a proteger contra impactos.

Ambas as mudanças DI2 estão conectadas através de uma pequena unidade wireless EW-WU111 permitindo uma conexão ANT privada entre DURA-ACE R9100 e terceiros equipamentos. Esses componentes poder conectados ao software da Shimano E-TUBE, que suportam alguns aspectos programáveis do sistema de comutação DI2. Adicionalmente, via BLuetooth, será também acessível em smartphones e tablets.

A ultima versão do E-TUBE (2.11.1) vai permitir salvar e descarregar para a bicicleta perfis individuais de corredores, Evitando assim a re-programação desde o inicio para todo sistema instalado na bicicleta para cada corrida ou ciclista.

A posição da caixa de junção para componentes eléctricos varia de acordo com a compatibilidade dos quadros. Fabricantes podem desenhar quadros para acomodar as junções nos tubos inferiores, em avanços, em guiadores, e mais comuns colocadas externamente por debaixo do avanço.

Uma nova cassete 11-30D com tecnologia HYPERGLIDE vem expandir a gama

Completando o sistema de transmissão, teremos um novo pedal DURA-ACE, optimizado para um perfeito balanço entre peso e rigidez.

SISTEMAS DE TRAVAGEM

BR-R9100-R_zz_R_STD_img1A nível do DURA-ACE temos agora 2 opções para sistemas de travagem; travão convencional para aro e o travão de disco. Sistema de travões hidráulicos na gama do DURA-ACE vem adicionar um elemento extra no que diz respeito a controlo e fiabilidade.

Travões convencionais, Dual Pivot ou direct mount com um incrivel poder de travagem, oferecem um novo equilíbrio entre rigidez, peso e poder de travagem, com um design insinuante, garantem a possibilidade de montagem de pneus mais largos até 28C, e 43% redução de flexão comparativamente ao anterior modelo. A opção Direct-Mount permite ter um travão integrado mais aerodinâmico (BR-R9110-F), atrás na escora (BR-R9110-RS) ou sob o movimento pedaleiro ( BR-R9110-R).

AS pinças hidráulicas para travão de disco podem ser instaladas directamente no quadro (Flat-mount) para um design mais limpo e de baixo perfil. Um novo Disco de travão DURA-ACE para uma melhor gestão de temperatura no sistema melhorando a estabilidade. Com um aumento do tamanho, a transferência de calor através do rotor foi reduzida. Com o novo rotor Shimano’s ICE TECHNOLOGIES FREEZA obteve-se uma redução de 30ºc na temperatura.

No geral, o novo Dura-Ace R9100 oferece um sistema de transmissão de alta fiabilidade através da minimização de perdas de energia em todos os componentes. Uma comutação mais suave, e fiável, Foi ainda adicionado as tecnologias da comutação sincronizada e rodas pedaleiras HYPERGLIDE, Sistema de travagem melhorado, adição de rodas aerodinâmicas e mais eficientes, o novo medidor de potência integrado no cranque, o primeiro do mercado, vem ajudar os ciclistas a conseguirem um novo rendimento.

Sem sombras para qualquer dúvida, uma performance sem paralelo chega ao mercado através do novo DURA-ACE R9100,este é o resultado do sistema mais avançado de componentes para estrada nos últimos 95 anos de história da Shimano.

O novo sistema Dura-Ace R9100 estará disponível no mercado, nos primeiros meses de 2017 através do distribuidor oficial Sociedade Comercial do Vouga. Sabe mais em: www.duraace.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome