A obsessão pela velocidade é o que impulsiona a pesquisa da Fulcrum no setor das bicicletas de estrada. #fulcrumfast é um mantra diário nos seus escritórios em Vicenza, que se propaga do departamento de P&D, a conversas com os ciclistas em equipas profissionais patrocinadas.
O desenvolvimento da linha Speed sempre respondeu ao desafio de construir rodas de alto desempenho em termos aerodinâmicos, além de se manter sempre a par das últimas inovações tecnológicas e de design.
O novo perfil de aro que caracteriza a Fulcrum Speed 55 DB é mais um passo em diante, na busca pelo melhor desempenho aerodinâmico. O modelo, portanto, concentra-se num público exigente e “competitivo”. Para melhorar a resistência ao rolamento (e, consequentemente, a velocidade) do sistema roda / pneu, a Fulcrum projetou este modelo na versão 2-WAY FIT, tornando-o totalmente compatível com pneus tubeless que oferecem resistência mínima ao rolamento, assim como pneus clincher.
O processo de fabrico do aro de fibra de carbono sem orifícios no canal interno – uma tecnologia de construção patenteada – também permite uma construção mais forte e robusta, capaz de suportar até as condições de corrida mais extremas.
O aro com uma largura interna de 19 mm responde perfeitamente às tendências recentes do uso de pneus cada vez mais largos – uma opção que melhora ainda mais o desempenho aerodinâmico do sistema roda / pneu.
Estes dados foram validados por estudos e ensaios intensivos em túneis de vento, nos quais novos projetos são testados regularmente. A Fulcrum SPEED 55 DB provou ser a melhor opção em termos de índices de penetração aerodinâmica na faixa Fulcrum e é derivado dos perfis desenvolvidos para a versão tubular usada pelas equipas do World Tour.
A gama SPEED não responde apenas em termos de desempenho aerodinâmico. A otimização do desempenho também exige que as rodas sejam leves e funcionem suavemente.
A balança pára nos 1580 gr e a Fulcrum optou por adicionar rolamentos cerâmicos USB. Os rolamentos estão colocados num cubo dianteiro de fibra de carbono e um cubo traseiro de liga de alumínio, com um padrão de furação de raios especificamente projetado para eliminar material supérfluo.
Tanta evolução e tecnologia não poderiam deixar de atrair o interesse da equipe Cofidis, especialmente Elia Viviani, que já teve a oportunidade de testar as rodas nos seus treinos: o seu comentário foi extremamente positivo.
“Todas as rodas Fulcrum que testei nos últimos meses impressionaram-me, tanto nos treinos como nas corridas. Há sempre a roda certa para as diferentes necessidades. O SPEED 55 DB é definitivamente mais uma arma que terei o maior prazer em usar, “disse o campeão de Verona.
Mais info em www.fulcrumwheels.com.