A Tubolito foi criada por dois austríacos amantes do ciclismo, Christian Lembacher e Akos Kertesz, que inicialmente estavam a tentar desenvolver uma membrana para as colunas dos smartphones, quando surgiu a ideia de aplicar este material nas suas bicicletas e apresentaram esta ideia no Eurobike em 2017.

Quando pensamos em alguns componentes das bicicletas, facilmente chegamos à conclusão, que muitos deles dificilmente irão sofrer grandes alterações, quer pela função dos mesmos, quer pelo tipo de material do qual são feitos.E se pensarmos em câmaras de ar, depressa chegamos a essa conclusão.

Mas eis que chegaram as Tubolito.

Feitas de termoplástico e incrivelmente leves, estas câmaras de ar prometem revolucionar o mercado.

A primeira coisa que salta à vista, para além da sua cor laranja, é o seu peso. São mesmo muito leves e quando comparamos com uma câmara de ar tradicional, aí é que podemos mesmo ver as diferenças.

Outro detalhe que se nota logo é a qualidade do material; não parece nada frágil e tem acabamentos muito bons.

Para quem não usa pneus tubless ou tubulares, esta solução, apesar de cara, retirará bastante peso às rodas e aumentará o conforto.

É possível notá-lo principalmente nas subidas já que falamos de cerca de menos 100 gramas do que uma solução tradicional.

Estas Tubolito também são bastante resistentes a furos, graças ao material utilizado, e, para ajudar os mais infortunados, também está disponível um kit de remendos.

Para estrada podemos usar pneus entre os 18mm e os 28mm, com duas opções para o tamanho da válvula 42 ou 60mm. No nosso caso utilizámos as Tubolito Road com válvulas de 60mm.

Se queres uma solução para retirar peso à tua bicicleta, mas uma opção que seja bastante fiável e que não comprometa a tua segurança, então esta deverá ser a tua escolha. Trata-se de uma boa opção para quem usa pneus normais pois vão retirar bastante peso. A contrapartida é um preço um pouco elevado, mas como sabemos a qualidade paga-se.

A primeira sensação que temos é que a roda da frente, fica mesmo muito mais leve. O conjunto torna a bicicleta mais rápida.

Numa prova ou passeio mais longo, com o passar dos km vais querer a bicicleta mais leve e com as Tubolito de certeza que vais achar isso.

A cor laranja destaca-se e o kit de remendos desenvolvidos pela BBraun, utilizados em alguns equipamentos hospitalares, também são pontos a favor.

O preço, numa primeira análise, pode parecer alto, mas com o passar do tempo vão ver que é um bom investimento, pois o material utilizado é bastante duradouro.

Mais informações em www.tubolito.com.

1 COMENTÁRIO

  1. Camara de ar realmente leves mas o kit para remendo de furos é horrível. Minha experiência foi boa até o primeiro furo.

Deixar uma resposta