Renato da Silva foi o destaque principal da Seleção Nacional na ronda 11 da Taça da Europa de BMX, a primeira das duas rondas decisivas da competição que decorre ao longo deste fim de semana na pista olímpica de BMX do Centro de Alto Rendimento de Anadia, situada em Sangalhos.
O jovem ciclista luso cumpriu o objetivo de atingir a final de juniores masculinos, depois de ter estado a grande nível na qualificação e nas eliminatórias – foi primeiro na primeira ronda e nas meias-finais e segundo nos quartos de final. Contra alguns dos melhores juniores do BMX, Renato da Silva conseguiu terminar em quarto lugar, tendo ficado muito próximo do pódio, apenas atrás de Maxime Habert (França), Vincent Molén (Suécia) e James Cutter Williams (Estados Unidos da América).
“O nosso objetivo também passava por perceber em que nível estou, porque não tenho feito muitas provas devido a lesões. Depois, o objetivo é sempre chegar à final e fazer o melhor possível. O quarto lugar foi bom, mas é difícil ficar tão perto do top 3 e de trazer um pódio para Portugal. Espero conseguir melhorar amanhã”, analisou Renato da Silva.
Bernardo Rocha também esteve em bom plano, ao atingir os quartos de final de juniores masculinos, onde acabou por ser sexto, lugar que lhe permitiu terminar na 23.ª posição da classificação final. Nas juniores femininas, Rita Xufre não conseguiu atingir as eliminatórias, depois de ter sido quinta nas três corridas de qualificação. Foi 10.ª na classificação final.
Entre os cadetes em representação da Seleção Nacional, Leonor Carvalho foi quem mais se destacou, tendo atingido a final e terminado no sétimo lugar, depois de ter sofrido uma queda na corrida decisiva. Nos masculinos, todos atingiram os quartos de final, sendo que Leonardo Carmo foi 24.º na classificação final, Lourenço Hartel foi 28.º e Francisco Marcelino foi 29.º.
“Ficou um sabor agridoce. O Renato entrou na final depois de ter sido um campeão nas corridas de qualificação e nas eliminatórias. Na final, contra os melhores, ele tinha de ter calma e serenidade para a corrida não terminar na primeira curva. Conseguiu, fez uma segunda reta que lhe permitir entrar na luta pelo pódio e terminou em quarto lugar. Estamos contentes, mas vamos procurar melhorar”, referiu Alexandre Almeida.
“O Bernardo tem vindo a ganhar mais confiança e conseguiu superar o seu objetivo ao entrar nos quartos de final. Nas atletas femininas, o nosso nível não nos permitiu chegar mais à frente, mas vamos procurar melhorar na próxima ronda. Nos cadetes masculinos, uma categoria muito disputada, foi um abre-olhos, uma experiência para terem um embate com estes adversários. Amanhã vamos afinar e procurar melhorar”, concluiu o selecionar nacional de BMX.
Nota ainda para os restantes 28 portugueses em prova, a maioria dos quais nas categorias challenge. Paulo Domingues foi quem esteve em maior evidência, tendo terminado em quarto lugar em cruisers 30-44. André Muller, em boys 14, também atingiu a final, tendo ficado na sétima posição.
Ruben Gommers e Zoe Claessens festejam na elite
Os grandes vencedores desta ronda 11 da Taça da Europa de BMX, porém, foram Ruben Gommers (Bélgica) e Zoe Claessens (Suíça), que venceram na categoria de elites. Nos masculinos, o belga confirmou o favoritismo, uma vez que é líder do ranking da Taça, e bateu Eddy Clerte (França) e Mauricio Ignacio Molina (Chile), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Já entre as femininas, Zoe Claessens teve concorrência à altura, mas levou a melhor sobre a campeã mundial Bethany Shriever (Grã-Bretanha), segunda classificada, e sobre Laura Smulders (Países Baixos), terceira.
Nos sub-23, foram Pablo Garcia Marcos (Espanha) e Emily Hut (Grã-Bretanha) a festejar o primeiro lugar. Nos juniores, para além de Maxime Habert, francês que liderou a prova em que Renato da Silva foi quarto, nota para Betsy Bax, britânica que liderou a corrida feminina. Finalmente, em cadetes, a Grã-Bretanha dominou, com triunfo de Ben Cornish e Freia Challis.
A competição, recorde-se, continua este domingo, com a 12.ª e última ronda da Taça da Europa de BMX. As corridas de elites, sub-23, juniores e cadetes, as categorias principais, vão decorrer durante a manhã e as das várias categorias challenge durante a tarde. Há bilhetes à venda no local (10 euros), sendo que os residentes no concelho de Anadia têm direito a entrada gratuita e o evento pode também ser acompanhado através da transmissão online.