Criar ciclovias e caminhos pedonais nos túneis de metro abandonados. É esta a proposta do projecto The London Underline, desenvolvido pela empresa de design Gensler, que pretende transformar túneis subterrâneos existentes na linha de metro em caminhos pedonais e ciclovias.
Para que os túneis sejam financeiramente viáveis, há a ideia de aplicar um pavimento cinético, cujo atrito criado pelos pneus de bicicleta é capaz de gerar electricidade.
O projecto sugere usar os túneis entre as estações Green Park-Charing Cross Road e Holborn-Aldwych, embora haja muitas outras de reserva e que também poderão ser adaptadas, explica o Observador, que cita o Independent.
Estes caminhos não estariam ligados directamente ao nível do solo e seriam acedidos pelas estações de metro já existentes, com bicicletas prontas a usar à entrada de cada uma das ciclovias ou trilhos pedonais.
Apesar de ainda ser um projecto, o The London Underline recebeu recentemente o prémio Melhor Projecto Conceptual na iniciativa London Planning Awards.
Enquanto o projecto não ganha forma, fique com uma ideia do que poderá vir a ser e na realidade.