PUB

Os Internacionales Chelva GSPORT Challenge será mais uma vez o epicentro do XCO com a mais alta categoria UCI e os melhores atletas em busca de pontos para os Jogos Olímpicos de Paris.

Os melhores ciclistas do mundo regressam a Chelva nos dias 18 e 19 de fevereiroNa sua décima edição, esta competição continua a crescer, com melhorias no percurso para as equipas mais poderosas do mundo e corridas divididas em categorias

PUB

Os Internacionales Chelva GSPORT Challenge está a chegar. Os melhores ciclistas do mundo voltar-se-ão a encontrar na cidade valenciana, para pedalar nesta competição que já tem dez anos e não pára de crescer desde o início. Aliás, esta edição de 2023 deverá ser a mais competitiva até à data por se tratar de um ano pré-olímpico e por ter a categoria mais alta da UCI (International Cycling Union), a Hors Class, perdendo apenas para os Mundiais.

Os melhores ciclistas do mundo regressam a Chelva nos dias 18 e 19 de fevereiroEste ano, mais uma vez, os fãs poderão desfrutar do melhor XCO do mundo em Chelva, desta vez com uma melhoria da pista e das instalações. Várias partes da pista foram melhoradas, a zona de chegada e partida foi asfaltada e, além disso, este ano existem duas novas passagens junto à zona das bagagens e à zona de arrefecimento, que vão permitir aos espectadores ver muitas mais zonas do circuito que até agora agora não podiam ser vistas

Com acesso gratuito, os fãs do ciclismo poderão desfrutar da presença das melhores equipas do mundo: Lapierre Mavic Unity, MMR Factory Racing Team, KMC MTB Racing Team, Cannondale Factory Racing, Massi UCI Team, BH Coloma Team, La Nucia BH Coloma Academy, Orbea Factory Team, Specialized Factory Racing, Canyon CLLCTV, Primaflor Mondraker Genuins Racing Team, Serneke Allebike MTB Team, Santa Cruz Rockshop Pro Team, Sunshine Racers ASV Nals, Saltoki-Conor, Team 31 Ibis Cycles Continental, Trek Factory Racing XC, Trek Future Development, Trinity Racing MTB, Rockrider Racing Team, Varberg Mountainbike Team, Wilier-Pirelli Factory Team XCO, VCA Anjos KTM, RDR Italia Factory Racing, bem como as equipas nacionais da Alemanha, Grã-Bretanha, Cazaquistão, Haiti, Noruega e Nigéria.

Quanto aos atletas, a lista de inscritos está novamente repleta de estrelas nacionais e internacionais, com um grande número de atletas com vitórias em Mundiais, Olímpicas e campeonatos nacionais.

Entre eles, nomes como David Valero, número um do ranking UCI, bronze olímpico e vice-campeão mundial de 2022, Luca Braidot, bicampeão mundial e atual número 2 do ranking UCI, Sebastian Fini, atual vice-campeão europeu, Annie Last, vice-campeã mundial de maratona e vencedora em Chelva, Vlad Dascalu, campeão mundial sub-23, Evie Richars, campeã mundial em 2021, Mona Mitterwallner, campeã mundial de maratona em 2021, Charly Aldridge, campeão mundial de short track e vice-campeão mundial sub-23 em 2022, Alan Haterly, sétimo no ranking UCI que já sabe o que significa vencer em Chelva, Linda Indergand, medalhista olímpica de bronze, Natalia Fischer, campeã europeia de maratona 2022, Simone Avondetto, campeão mundial sub-23, Victor Koretzky, pentacampeão mundial de BTT e vencedor em Chelva, ou Yana Belomoina, campeã mundial e campeã europeia. Todos estes nomes são alguns dos mais destacados, mas não os únicos profissionais que se encontrarão em Chelva com um grande historial a nível mundial.

Nesse sentido, Chelva reunirá os melhores ciclistas do mundo, tanto nas classes masculina como feminina e, para todo o público que não pode vir ao circuito, as corridas de domingo serão transmitidas em direto no canal do YouTube do BTT Lobo.

Além das melhorias no percurso e nas instalações, este ano os atletas terão uma flexibilidade de horários ao longo do fim de semana, o que ajudará cada categoria a ter o seu próprio espaço de competição, algo que pouquíssimas corridas no mundo fazem.

A partir de sexta-feira haverá atividade em Chelva com os primeiros treinos oficiais. Tanto no sábado como no domingo, com horários divididos para cada corrida, os atletas de cada categoria poderão aproveitar a exclusividade de pedalar apenas com os seus principais adversários.

Sábado, 18 de fevereiro

  • Sub-23 Masculinos: 11:15h.
  • Sub-23 Femininos: 12:45h.
  • Juvenis Femininos: 12:46h.
  • Cadetes e Masters Femininos: 12:47h.
  • Kids BTT (circuito infantil): 15:30h.
  • Cadetes Masculinos: 15:30h.
  • Masters 50/60 Masculinos: 15:31h.
  • Masters 30 Masculinos: 16:45h.
  • Masters 40 Masculinos: 16:46h.

Domingo 19 de fevereiro

  • Juniores Masculinos: 08:45h.
  • Elites Femininos: 10:30h.
  • Elites Masculinos: 12:30h.

Nesta décima edição do Internacionales Chelva XCO espera-se que continue a dinâmica ascendente que se tem verificado nas últimas edições com números realmente positivos.

Em 2022, participaram 548 ciclistas de 31 nacionalidades diferentes com 25 equipas UCI. Entre eles, estavam 43 atletas do ‘top 50’ do ranking UCI que puderam ser acompanhados ao vivo por mais de 85.300 utilizadores no YouTube e mais de 3.000 espectadores no circuito.

Este ano espera-se superar todos estes números e voltar a fazer desta competição um dos principais eventos mundiais na classe XCO.

As inscrições para participar no evento decorrem até à próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, e podem ser feitas aqui.

PUB