Oliver Rees é um dos novos reforços de peso que chega do Reino Unido para integrar a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024. Portugal não lhe é um país desconhecido: correu a Volta a Portugal em 2022 e deu nas vistas, tal como este ano, na Volta ao Alentejo, onde chegou a ser líder da Juventude.
É muito jovem, mas já é considerado uma das referências da sua geração, sendo uma das apostas da estrutura de Águeda, que acredita neste corredor para trazer qualidade ao ciclismo nacional.
Oliver Rees é britânico, tem 22 anos (16/03/2001) e vive em Yorkshire, no Reino Unido. Deixou uma das melhores equipas de formação do mundo, a Trinity Racing, para abraçar este desafio, onde espera aprender com os colegas mais experientes.
Embora jovem, já correu um pouco por toda a Europa e também teve a sorte de correr com alguns dos seus heróis da infância, como Julian Alaphilippe e Mark Cavendish. O seu local preferido para andar de bicicleta são os Alpes franceses, onde costuma fazer estágios em altitude
É um corredor rápido e consegue andar bem em muitos terrenos, não tendo uma característica em particular. Contudo, embora encaixe bem em muitas corridas, o contrarrelógio é um dos seus pontos fortes. Também anda bem na média montanha e está habituado a andar com mau tempo, porque em Yorkshire há sempre chuva e vento.
Destaques no seu palmarés para o 4.º lugar da Geral na Ronde de l’Isard (2022), 4.ª posição nos Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio Sub-23 (2022), 4.º classificado nos Campeonatos Nacionais de Fundo em Sub-23 (2023). Em 2022 foi 2.º na 1.ª Etapa da Volta a Portugal e 3.º no Prólogo. Este ano terminou a Volta ao Alentejo com o 11.º lugar da Classificação Geral.
“Estou muito entusiasmado para começar esta nova aventura com a Sabgal / Anicolor. Corri contra a equipa pela primeira vez na Volta a Portugal em 2022 e fiquei impressionado com o nível de profissionalismo da estrutura. Parece uma equipa muito divertida também, com um staff cheio de gente simpática. Estou ansioso para aprender com os corredores mais experientes desta formação”, disse Ollie Rees.
Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, explicou que “Oliver Rees é um ciclista que já seguimos desde as duas últimas épocas. Esteve em destaque na Volta a Portugal de 2022, onde demonstrou a sua capacidade para correr em Portugal. É um corredor muito jovem, com uma margem de progressão incrível! Acredito que Oliver Rees seja mesmo dos melhores da sua geração, sendo que em Júnior bateu os melhores do mundo como Carlos Rodríguez e Juan Ayuso. Acredito também que Rees será uma das referências no ciclismo nacional e um homem importante para a nossa equipa. Será um corredor que vai aportar muito. É um todo o terreno, um corredor que sobe bem e anda muito nos contarrelógios, sobretudo em prólogos, esforços curtos. É um homem rápido e em chegadas compactas, no nosso ciclismo em Portugal, pode fazer a diferença e pode mesmo ganhar. Também será um homem importante de trabalho, nos momentos decisivos, para dar apoio aos nossos líderes e ser um corredor com um papel muito importante na corrida. Será sem dúvida ‘uma carta a jogar’ ao longo da época. Acredito que seja um ciclista a ter em conta em 2024, porque vai ser muito ativo e vai deixar a sua marca no ciclismo português”.