A BH Lynx Race conseguiu subir ao pódio da Taça do Mundo mesmo antes de ser lançada no mercado.
Falar da BH Lynx Race é falar de sucessos. Desde uma medalha olímpica, a pódios na Taça do Mundo de XCO, a títulos europeus de maratona… e, acima de tudo, é uma bicicleta com um sistema de suspensão excecionalmente eficiente que lhe permite concentrar-se inteiramente na condução, sabendo que a roda traseira estará sempre a mapear o terreno sem consumir um único watt da sua energia.
Esta nova geração da BH Lynx Race foi desenvolvida em parceria com a BH Coloma Team, tendo em conta as exigências necessárias para lutar pela vitória nas melhores corridas do mundo e adaptando-as para que qualquer ciclista possa beneficiar delas.
Geração após geração, muitas coisas mudaram e melhoraram na nova BH Lynx Race, mas o sistema de suspensão Split Pivot continua a ser a base sobre a qual assenta o seu carácter. Se a versão anterior foi desenhada em torno de uma suspensão com 100 mm de curso, mas também preparada para 120 mm, nesta nova BH Lynx Race o foco é o oposto. Uma geometria e cinemática pensadas para 120 mm, mas mantendo um desempenho eficiente para aqueles que preferem a opção de curso de 100 mm.
É no terreno que a suspensão Split Pivot faz a diferença. Permite-lhe circular com a suspensão totalmente aberta sem gerar poluição ao pedalar. Isto traduz-se numa melhor tração e na utilização plena da nossa força. Nas descidas, também se destaca dentro do que seria de esperar de uma dupla com caráter XC. A suspensão traseira funciona em permanência, sem ser afetada pelas forças de travagem. Isto significa mais aderência, travagens mais curtas e, em última análise, mais velocidade.
A BH Lynx Race anterior já se destacava pela sua rigidez. Mas porque não torná-la ainda melhor? Em números, a ligação entre o triângulo dianteiro e o basculante é 35% mais rígida, graças em grande parte à nova construção do eixo da bieleta que está ligado a um sistema de dentes. (thru axle splindle) Isto para além da utilização de um eixo pivotante principal sobredimensionado (oversized main pivot axle) que foi
introduzido com sucesso na anterior BH Lynx Race.
Com uma suspensão tão eficaz e sensível, o quadro pode concentrar-se em ser rígido e garantir linhas precisas, sabendo que a suspensão será responsável por proporcionar a aderência ideal em todos os terrenos. Esta maior rigidez tem também um impacto direto no desempenho da nossa pedalagem.
Salta à vista. A nova BH Lynx Race tem uma linha mais estilizada, fina e elegante do que nunca. Isto deve-se em grande parte à introdução da braçadeira do selim integrada no quadro, criando formas que, juntamente com as novas linhas na zona da direção, conferem carácter ao quadro.
A nova bicicleta também é visualmente mais limpa, herdando as linhas de outros modelos da BH e transmitindo essa rigidez visual que se reflete no terreno. O quadro dá continuidade ao sistema interno de cablagem interno através da direção e mantém o bloqueio da direção para evitar que o guiador bata no tubo superior. Também foi concebido para acomodar pneus de 2,4”.
Outra grande novidade é o facto de a BH Lynx Race suportar agora dois porta-garrafas. Um na sua posição habitual no tubo diagonal e outro no tubo do selim, utilizando um pequeno adaptador para obter uma posição ótima.
Para o fabrico do quadro foi utilizado o processo HCIM (Hollow Core Internal Moulding) desenvolvido pela BH para a conceção dos seus quadros de competição, escolhendo a configuração de carbono E-CL (Evo Carbon Layup) de fibras de alto módulo para obter o equilíbrio perfeito entre peso e rigidez.
Tal como acontece com outros aspetos da BH Lynx Race, a geometria tem sido historicamente um dos pontos fortes deste modelo. Agora dá mais um passo para melhorar em todos os domínios. Foi conseguido um tubo de direção mais baixo para compensar a altura necessária para a entrada dos cabos através da direção. O ângulo de direção é ligeiramente mais relaxado com 67° (na versão com 120 mm de curso) e o ângulo do selim é mais vertical com 76°. Os bainhas permanecem muito compactas com apenas 430 mm. E o alcance também aumentou em todas as dimensões.
A par de todas as inovações técnicas, a nova BH Lynx Race apresenta também novos acabamentos de pintura, mais espetaculares do que nunca, deixando visível uma parte do quadro com as fibras de carbono em diferentes combinações de cores. É um acabamento que já tinha sido introduzido na BH Ultimate e que, nesta nova BH Lynx Race, é ainda mais marcante.
Estão disponíveis 5 cores de série e existe também a possibilidade de criar um design personalizado utilizando o programa BH Unique.
Mais info em www.bhbikes.com.