PUB

Agendado para os dias 3, 4 e 5 de junho, o MTB Trophy Aldeias do Xisto é uma prova dirigida especialmente a ciclistas amadores, mas com características semelhantes a uma prova profissional.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTO
© By Eduardo Campos

Com três etapas, a competição percorre cerca de 163km nos trilhos BTT dos concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Água Formosa, Figueira, Sarzedas e Martim Branco.

PUB

As Aldeias do Xisto, em parceria com a Cabreira Solutions, promovem a 2.ª edição do MTB Trophy Aldeias do Xisto.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTO
© By Eduardo Campos

Agendada para os dias 3, 4 e 5 de junho, esta prova direcionada a ciclistas amadores explora as potencialidades dos Centros Cyclin’Portugal – Aldeias do Xisto e os trilhos BTT dos concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Água Formosa, Figueira, Sarzedas e Martim Branco, respetivamente.

No total, os participantes pedalam cerca de 163km.

Vila de Rei é o palco da primeira etapa da competição, no dia 3 de junho. Ao longo de 45km, os participantes vão conhecer e sentir um território com um património histórico riquíssimo.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTO
© By Eduardo Campos

Neste dia, não vai faltar a passagem pelo ex libris do concelho: o marco que assinala o Centro Geodésico de Portugal. Situado na serra da Melriça, a cerca de 600m de altitude, proporciona uma vista a 360º que, em dias limpos, alcança a serra da Estrela, a quase 100km de distância. A Aldeia do Xisto de Água Formosa é, claro, ponto de passagem obrigatório.

Proença-a-Nova é o centro nevrálgico da segunda etapa, no dia 4 de junho, que contabiliza 60kms. Os participantes vão conhecer os trilhos do Centro Cyclin’Portugal da Praia Fluvial da Fróia. O percurso passa pela Aldeia do Xisto de Figueira e em locais como a ponte romana sobre a Ribeira da Pracana, a ponte filipina do Malhadal ou a Torre de Vigia projetada por Siza Vieira, no topo da Serra das Talhadas, também com uma vista de 360º sobre Proença-a-Nova e os concelhos vizinhos.

Aqui, atletas e acompanhantes podem ainda visitar o Centro Ciência Viva da Floresta ou as Portas do Almourão, onde se avistam espécies raras de fauna e flora.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTO
© By Eduardo Campos

A 5 de junho, o terceiro dia da prova começa e termina em Castelo Branco. Nesta etapa da consagração de vencedores e finishers, os atletas são desafiados para um percurso de 58km, que decorre entre as paisagens urbanas e rurais do concelho, com passagem pelas Aldeias do Xisto de Sarzedas e Martim Branco, percorrendo assim os trilhos do Centro Cyclin’ Portugal de Sarzedas.

A Estação Arqueológica do Monte de São Martinho, o Cruzeiro de São João, os portados quinhentistas da zona antiga, o castelo, a Cerca da Vila e o Jardim do Paço são apenas alguns dos elementos a que vale a pena prestar atenção.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTO
© By Eduardo Campos

Mais que uma prova, o MTB Trophy Aldeias do Xisto é uma nova abordagem aos eventos de ciclismo e está dimensionado para o que são as condições específicas deste destino. Conjuga a oferta hoteleira com infraestruturas e equipamentos especializados e a cultura de bicicleta, reunindo características equivalentes às de uma prova profissional. Em simultâneo, afirma-se como uma iniciativa que promove o convívio, incentivando a partilha de experiências entre participantes.

O MTB Trophy Aldeias do Xisto é também um evento sustentável e amigo do ambiente, promovendo a limpeza dos trilhos, antes e depois das etapas, e sensibilizando os participantes a trazerem de volta as embalagens utilizadas durante o percurso.

MTB TROPHY ALDEIAS DO XISTOAs inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas em aldeiasdoxistomtbtrophy.com. Pode planear a sua estadia em bookinxisto.com, onde encontra toda a oferta turística disponível nas Aldeias do Xisto.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui