Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade) conquistou a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina Sub-19, impondo-se ao sprint no termo dos 66,6 quilómetros, que uniram Santarém a Benavente.
Disputada sob calor intenso e vento forte, a tirada teve poucas movimentações. O único ataque digno de registo aconteceu já dentro dos 20 quilómetros finais e foi protagonizado por Ana Marques (Cantanhede Cycling/VESAM).
A iniciativa valeu à corredora da equipa de Cantanhede a camisola da montanha, pois foi a primeira a passar na contagem instalada a 6500 metros da chegada. Só que a fuga não resistiu à perseguição e a tirada viria a decidir-se em pelotão compacto.
Marta Carvalho foi a mais veloz na chegada a Benavente, diante da colega de equipa Mayra Silva e da equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Optria Women Team), segunda e terceira, respetivamente.
Com as bonificações, Marta Carvalho comanda com 6 segundos de vantagem sobre Mayra Silva e 9 à melhor sobre Natalie Revelo. Ribatejana, Marta Carvalho, mostrou-se feliz por vencer perto dos seus. “Sinto-me em casa, perto das origens. É muito acolhedor correr aqui e vim com o objetivo de vencer não só a etapa como a Volta”, confessou a camisola amarela, também dona da geral dos pontos.
As melhores sub-17 chegaram integradas no pelotão principal, com o mesmo tempo das sub-19. A primeira entre as mais jovens foi Chiara García (UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria), seguida por Paola Pascua (Enchufe Solar) e por Bruna Gonçalves (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).
UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria assumiu a dianteira na geral coletiva.
A Volta a Portugal Feminina Sub-19 continua neste sábado. A segunda etapa tem 66 quilómetros, unindo Alpiarça (15h00) a Almeirim (16h55).