A prova de Barcelos consagrou José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos) como os primeiros Campeões do Minho de Enduro, após a vitória na prova disputa este domingo em condições climatéricas um tanto adversas. A muita chuva e vento não impediram a disputa do Facho Enduro Series, também na sua primeira edição.
José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites da primeira edição do Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro – Raiz Carisma, que se disputou no Monte do Facho e serviu para atribuir os títulos de Campeão do Minho de Enduro.
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Clube Moto Galos, o Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro – Raiz Carisma ficou marcado pela muita chuva e muito vento, o que não impediu o espetáculo e as disputas intensas dos ciclistas pelas melhores classificações.
Em elites femininas Sara Ferreira (Maiatos) confirmou a vitória ao realizar o tempo de 25:26.9 minutos.
José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), mais conhecido por “Meira” no seio do ciclismo, realizou os cinco Percursos Especiais Cronometrados (PEC´S) em 13:34.7 e garantiu a vitória em elites masculinos. Cláudio Silva (BTT Enduro Terras de Bouro) conquistou o segundo lugar, cabendo a Francisco Ruivo (BTT Enduro Terras de Bouro) o terceiro lugar do pódio.
Em juniores, Lucas Gonçalves (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o mais rápido, ao terminar as PEC’S em 15:33.7, deixando na segunda posição Leandro Miranda.
O barcelense José Cardoso, que correu como individual, venceu em cadetes. Mateus Arieira (BTT Enduro Terras Bouro) foi segundo e Ricardo Ferreira fez terceiro lugar.
Vítor Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em master 30, deixando na segunda posição André Ferreira enquanto Diego Freire foi terceiro.
Francisco Pinto (BTT Enduro Terras Bouro) foi o mais rápido em master 40. Jorge Afonseca (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) alcançou a segunda posição e Manuel Pereira foi terceiro.
Em master 50, António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e juntou ao título de Campeão do Minho de DHI, o de Enduro. Leonardo Dias, que corre como individual, e José Manuel Ferreira (BTT Enduro Terras de Bouro) preencheram os restantes lugares do pódio.
Nélson Ribeiro foi o mais rápido na categoria de “open”, com o tempo de 14:27.9. André Martins gastou mais cinco segundos e fez segundo lugar, enquanto Jorge Barbosa foi terceiro.
Em E-MTB venceu Carlos Pereira, enquanto Pedro Pilar ganhou em Open E-Bike.
José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
José Oliveira ‘Meira’ vai ficar para a história não só do Facho Enduro Series, mas também como o primeiro Campeão do Minho de Enduro.
O ciclista natural da Póvoa de Lanhoso mostrou-se “muito feliz” com a vitória e o título conquistado no Monte do Facho e referiu que “é muito gratificante para mim porque sempre gostei de andar aqui e estou, praticamente, a correr em casa. Por isso, é muito especial”.
Como correu a prova? “Foi uma prova feita, praticamente, toda debaixo de chuva, mas geri as descidas e o esforço. Diverti-me imenso, não fui para a pista a pensar no pódio, mas na diversão que é fazer estas descidas”.
Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos
Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos, fez um balanço muito positivo desta primeira edição do Facho Enduro Series, que coincidiu com o primeiro Campeonato do Minho de Enduro.
Pedro Sousa referiu que “esta foi a primeira prova de enduro que nós organizamos, a primeira do Campeonato do Minho também, e correu bem. Foi um bom princípio. O único senão foi mesmo a adesão que ficou aquém do que prevíamos… e o tempo que também não ajudou muito”.
O presidente da Associação Moto Galos desvalorizou, no entanto, a menor adesão de atletas, referindo que “como é tudo novo para nós podíamos correr o risco de ter falhas e quanto maior o número de atletas mais complicado seria de as resolver. Felizmente não tivemos falhas, correu tudo correu bem”.
Qual foi o feedback que teve dos atletas? “Foi muito positivo. Eles gostaram do sítio, este espaço tem as condições ideais para este tipo de organizações. Foi uma experiência muito boa e positiva e saem daqui com uma boa recordação”.