PUB

Depois de termos testado o Hammerhead Karoo, um ciclo computador programado com base em Android, chegou agora a vez da sua evolução, o Karoo 2.

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaO Hammerhead Karoo 2, pôde ser visto nas bicicletas dos ciclistas da Israel Start-Up Nation, agora Israel – Premier Tech, equipa de Chris Froome, que é também investidor da Hammehead.

PUB

Assim que lhe pomos os olhos em cima, a diferença que salta à vista entre os dois é o tamanho: das antigas 3.9” (480×640, 229 PPI) para as atuais 3.2” (480×800, 292 PPI), o que o torna mais esguio. Esteticamente, também se mostra com linhas mais redondas e uma aparência mais robusta e resistente, com os botões revestidos por completo em borracha. Com esta redução de tamanho, o peso também reduziu dos 241g para os 167g (unidade e suporte).

Hammerhead Karoo 2O ecrã é touchscreen DragonTrail Glass (idêntico ao GorillaGlass) com tratamento antirreflexo e proteção contra toques de ecrã por meio de gotas de água, para os dias de mais chuva, sendo que o Karoo 2 é à prova de água e poeiras nível IP67, ou seja, totalmente vedado contra poeiras e protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos.

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaA nível de sensores interiores, podemos contar com acelerómetro de 3 eixos, magnetómetro de 3 eixos, giroscópio de 3 eixos, barómetro e termómetro. Sendo que continuamos a ter disponível a slot para cartão SIM (nano) mas com a inclusão do 4G, além do 2G e 3G do Karoo I, mantendo todas as restantes conectividades como WI-FI, ANT+, Bluetooth e GPS.

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaA porta de carregamento no Karoo 2 passa a ser USB-C e o armazenamento interno aumentou de 16Gb para 32Gb, permitindo o carregamento de mais mapas (que muitos de nós não necessitará) e abrindo portas à instalação de aplicações de terceiros, como Zwift Companion ou Spotify.

Hammerhead Karoo 2No Karoo I, um dos problemas muitas vezes referidos pelos utilizadores era o seu suporte, que se partia com facilidade. No nosso caso, com mais 7000 km de utilização em estrada e BTT, nunca tivemos problemas com ele. No entanto, a Hammerhead está constantemente atenta à sua comunidade e com o Karoo 2, lançou um novo suporte, com um método de encaixe diferente do “quarto de volta” da Garmin, mas, disponibilizando um adaptador para quem pretender continuar a utilizar esse método.

Hammerhead Karoo 2A slot para o cartão SIM também mudou de local, deixando de ser necessário retirar a capa do aparelho para colocar o cartão, existindo agora uma tampa na sua parte traseira, idêntica à utilizada para as pilhas CR2032.

Além destas atualizações, temos ainda uma melhoria nos chips Bluetooth, agora com 2 chips Smart e no processador, passando a ser de 4 núcleos.

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaCom o Karoo 2 continuamos a ter uma navegação excelente, fácil e fluída, como se estivéssemos a utilizar um smartphone, sem a ocorrência de cortes ou paragens para carregamento do mapa ao movimentar o mesmo, e ainda assim contendo imensa informação como tipo de terreno, ruas de sentido único, nomes de ruas, etc…

Todo (ou quase todo) o software do Karoo 2 é igual ao Karoo I e quando são lançados updates, são em regra, lançados para ambas as versões, sendo que no Karoo 2 temos duas grandes e muito pedidas novidades: alertas sonoros e emparelhamento com o smartphone, para podermos receber as notificações no Karoo 2.

Hammerhead Karoo IiPara quem já possuía o Karoo I, com conta no Dashboard da Hammerhead, a configuração da unidade é do mais simples. Basta ir às definições do Karoo 2, ligá-lo a uma rede wi-fi ou ativar os dados do SIM, colocar o mail associado e a respetiva password “et voilà”, tudo o que tinha na unidade anterior começa de imediato a ser carregado para a nova.

À semelhança da primeira versão, continuamos a ter acesso a um menu rápido ao deslizarmos a barra de dados do topo, para baixo. Com um ligeiro deslize, temos acesso às notificações, percentagem restante de bateria, data e dia da semana e os ícones para ativar/desativar o wi-fi, sensores, auto-pausa, poupança de bateria, alertas áudio. Com um novo deslize, temos ainda acesso aos ícones de luminosidade do ecrã e dados móveis.

Karoo 2O grande foco do Karro 2 continua a ser a navegação, seguindo rotas previamente criadas e carregadas para a unidade, ou até mesmo criadas na hora no próprio Karro 2 e este é de facto um dos seus pontos fortes. É incrível a facilidade com que (à imagem do Karoo I) se conseguem criar e/ou carregar percursos e segui-los, com a possibilidade de (ativando o Turn-By-Turn) mesmo em caso de engano na rota, a unidade nos redirecionar em coisa de meia dúzia de segundos.

Hammerhead Karoo IiComo já acontecia com a primeira versão, ao seguir uma rota com o Karoo 2, conseguimos ter um gráfico de elevação dos quilómetros seguintes e que, com uma recente atualização, o atualiza em caso de redireccionamento, coisa que não acontecia na altura em que testámos a primeira versão e que apenas voltava a mostrar o gráfico de elevação quando regressávamos à rota que seguíamos.

A criação de rotas continua a ser possível numa área especifica do site da Hammerhead, denominada Dashbord, onde é possível definir a criação para estrada, gravel ou BTT. Aqui, sugerimos algum cuidado ao escolher “estrada”, visto nos ter acontecido em algumas situações a inclusão de estradões em terra.

O que temos disponível no menu:

Hammerhead Karoo IiEmbora o acesso ao menu tenha mudado um pouco desde o teste ao Karoo I, as opções que ali temos disponíveis, continuam as mesmas (e ainda apenas em inglês): “Atividades”, “Rotas”, “Treinos”, “Perfis”, “Sensores” e “Definições”. Aqui poderão também encontrar as apps que venham a instalar por vós próprios, o chamado “sideload”. Aquilo de que dispomos ao selecionar qualquer uma das opções, mantém-se, com algumas alterações nos menus “Perfis” e “Definições”.

Ao longo das atualizações, no menu “Perfis”, a criação dos mesmos tem vindo a ser algo alterada e a nosso ver melhorada, tornando a criação dos mesmos mais fácil de entender e trabalhar, permitindo campos de dados numéricos (até 10 campos por página), e/ou gráficos, e/ou mapas (ex. º numa página podemos ter velocidade e distância + gráfico altimétrico + mapa) e durante a criação do perfil, vamos tendo uma pré-visualização do seu aspeto, com dados simulados.

Hammerhead Karoo IiOs dados disponíveis continuam a ser Velocidade, Distância, Frequência Cardíaca, Cadência, Potência, Voltas, Altimetria, Tempo, Mudanças e Vários, dentro das suas variações.

No menu “Definições”, surgem algumas novidades e, além das opções anteriormente existentes: emparelhamento com a conta Hammerhead, segmentos Strava ao vivo, perfil do utilizador, conecção a serviços como Strava ou TrainingPeaks, onde podemos definir o upload automático das atividades para as plataformas, definir as bicicletas e zonas de treino, definir a navegação “turn-by-turn”, ligar/desligar botões laterais, download de mapas de todo o mundo, ligação Wi-Fi, os sensores, áudio via Bluetooth, dados móveis, modo avião, data e hora,  calibração da altitude, opções do ecrã, localização, seguimento ao vivo, alertas por áudio Bluetooth, sistema de medidas, armazenamento, reset de fábrica, atualização do sistema e informações do aparelho, temos agora: Climber, emparelhamento de smartphone, auto-pausa e poupança de bateria.

Climber:

Hammerhead Karoo IiO Climber é uma das outras grandes novidades, há muito pedidas pela comunidade e que foi muito bem acolhida. À semelhança do ClimbPro da Garmin, ao seguirmos uma rota (ou um redireccionamento nesta), o Karoo 2 deteta as subidas que nos surgem pela frente, consoante a opção que escolhermos: todas (a subida tem de ter pelo menos 500m de distância e uma inclinação média de 3% na sua totalidade), médias (500m com média de 7% ou 1000m com média de 3%) e grandes (500m com média de 15% ou 2500m com média de 3%) ou apenas grandes.

Hammerhead Karoo IiAo detetar a subida, o Karoo 2 apresenta-nos uma “gaveta” no fundo do ecrã a avisar que esta se está a aproximar indicando a distância e acumulado, com uma coluna que se vai preenchendo até a iniciarmos. Quando iniciamos a subida, os dados mudam e passam a mostrar a distância e metros de subida que restam até ao topo, encabeçando um gráfico da subida dividido por cores consoante a percentagem de inclinação e onde podemos identificar a zona da subida onde estamos e mais abaixo, a inclinação média seguinte dos próximos 500m dividida em segmentos de 100m.

Esta gaveta pode ser expandida para cima passando a exibir ainda a VAM (velocidade média ascendente) e inclinação atual.

Emparelhamento com o Smartphone:

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaPara podermos utilizar o emparelhamento com o smartphone, em caso deste ser Android, temos que instalar a aplicação Karoo Companion e seguir as instruções até concluir o emparelhamento.

No caso de ser iOS, basta emparelhar através das definições de bluetooth. Com o emparelhamento efetuado, passamos a poder dar autorização ao Karoo 2 para notificações de mensagens de texto, chamadas, correio de voz e outras aplicações. No caso da utilização da Karoo Companion, esta terá que estar sempre ativa, mesmo que em segundo plano.

Hammerhead Karoo IiAuto pausa:

Esta função, pelo próprio nome, não deixa margem para duvidas quanto ao seu fim. Basta ativá-la e definir a velocidade alvo, sendo que abaixo dessa, o Karoo 2 coloca automaticamente a nossa atividade em pausa.

Poupança de bateria:

Hammerhead Karoo IiAqui, vamos dar permissão ao Hammerhead Karoo 2 para otimizar a utilização do ecrã e as definições de ligação à internet.

Caso durante uma atividade a bateria chegue a um nível baixo, o próprio Karoo 2 irá mostrar um alerta no topo do ecrã, onde poderemos de forma rápida e direta ativar também a poupança de energia sem haver a necessidade de acedermos ao menu das definições.

Isto irá desligar automaticamente o ecrã e restringir as ligações internet, ligando o ecrã apenas quando necessário, como quando por exemplo estamos a seguir uma rota e nos aproximamos de uma mudança de direção.

Se pretendermos ver o ecrã por algum motivo, basta carregar em um dos botões. De seguida o ecrã voltará a desligar-se.

Gaveta:

Hammerhead Karoo IiA gaveta que mencionámos anteriormente, não se limita a ser utilizada com o Climber. Ao deslizar para a esquerda ou direita, podemos aceder às notificações que tenhamos recebido através do emparelhamento com o smartphone, às indicações de mudança de direção quando seguimos uma rota e aos segmentos Strava, caso exista algum.

Pontos negativos:

Já que tocámos acima no assunto da bateria, achamos que esta fica um pouco aquém. Mas esperamos que com futuras atualizações esta situação seja melhorada, à imagem do que aconteceu com o Karoo I.

Com a luminosidade a cerca de 40% e sensor de cadência e cardíaco emparelhados, estimamos um gasto de 9%/hora, sendo que com seguimento de rota e indicações turn-by-turn passa a cerca de 13%/hora. Este consumo aumenta ainda mais ao utilizar o emparelhamento com o smartphone, seguimento ao vivo, ou outros sensores.

Hammerhead Karoo IiAlém desta questão do consumo de bateria, encontrámos outros pontos menos bons, que podem não ser problema para muitos dos utilizadores, como por exemplo:

  • a borracha que serve de tampa para a porta de carregamento não tem forma de ficar segura ao Karoo 2, sendo que ao removê-la para o carregar, esta facilmente se perde (são fornecidas duas com a unidade);
  • no caso de utilizarmos o cartão SIM (e não querermos remover o pedido de PIN), o Karoo não permite ser iniciado sem a colocação do PIN;
  • à imagem da primeira versão, o Karoo 2 apenas tem idioma inglês
  • os botões físicos, ao contrário da primeira versão, encontram-se ao mesmo nível. Com isto aconteceu-nos por exemplo, ao querer desligar o ecrã, pausar a gravação da atividade sem nos apercebermos;
  • o Karoo 2 tal como o seu antecessor, não deixa desligar a unidade durante uma atividade e continuar a gravá-la ao ligar. Ao desligar e voltar a ligar, o Karoo 2 recupera a atividade, mas guarda-a e temos que iniciar nova atividade a partir dai;

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaUma outra grande novidade desta nova versão, é a possibilidade de a podermos personalizar com um friso colorido, que envolve as laterais e frente do Karoo 2. Este friso está disponível em vermelho, laranja, lima, branco e azul.

Hammerhead Karoo IiPara trocar o friso, basta desapertar dois parafusos contíguos à porta de carregamento com uma chave torx fornecida com o novo friso, retirar toda a tampa inferior do Karoo, desencaixar o friso que estiver colocado e encaixar o novo, voltando por fim a colocar a tampa inferior.

Preços:

Karoo 2: 399€
Frisos coloridos: 39€
Suporte avançado para guiador (1 incluído na embalagem): 40€
Adaptador de suporte “quarto de volta” (1 incluído na embalagem): 15€

Hammerhead Karoo 2 - Uma Alternativa SólidaMais info em www.hammerhead.io.

REVIEW GERAL
Desempenho
10
Navegação
10
Design
9
Construção
9
Autonomia
8
Funcionalidade
10
Preço
10
Artigo anteriorRaquel Queirós junta-se à MMR Factory Team
Próximo artigoAna Santos e Mário Costa Campeões Nacionais de Ciclocrosse 2022
Amante da adrenalina e do ciclismo em geral, mas em particular das disciplinas de XCO e XCM. Por vezes dedico-me ao ciclismo de estrada, mas sinto-me realmente em casa quando pedalo em singletracks no meio da natureza.

Deixar uma resposta