Personalização, motivação e concentração, esses três fatores são considerados essenciais para programar e manter um treino individual que nos oferece resultados.

Trabalhar esses pontos ajuda-nos a criar uma rotina de treino eficiente e, assim, estar em forma e sentirmo-nos melhor.

Além disso, com o exercício diário, seremos capazes de fortalecer os músculos do nosso corpo, aumentar a energia, prevenir algumas doenças e fortalecer nosso autoaperfeiçoamento. Aceita o desafio de treinar sozinho?

Um treino à sua medida

A atividade física é muito importante e, por esse motivo, devemos considerá-la parte de nossa rotina diária e reservar espaço para isso, na nossa agenda. De facto, uma das principais vantagens do treino individual é oferecer a liberdade de escolher com antecedência o treino que fará todos os dias, permitindo que adapte os seus planos de treino com base no ritmo, intensidade e condição física.

Além disso, se algo não estiver a funcionar como o esperado, pode alterar ou ajustar os exercícios para que cada rotina seja orientada a si, e pode melhorar os resultados e, com isso, a sua motivação.

Se tem um relógio Garmin, tem várias opções para treinar. Pode planear sessões de treino adaptadas às suas necessidades, usar uma das mais de 20 aplicações desportivas ou, se preferir, realizar os seus treinos com recurso a um personal trainer animado que informa as etapas a seguir, os horários e as repetições a serem executadas, a partir do seu relógio.

Assim, saberá quais os movimentos que deve fazer e terá uma referência visual para realizar o exercício seguindo a técnica correta. Caso prefira treinar sob as instruções de um personal trainer profissional, pode usar a função Garmin Coach, um personal trainer no pulso que oferece conselhos e um plano de treino personalizado, dependendo do seu nível, progresso e objetivos. Tudo isso ajuda-o a treinar com mais segurança e a melhorar os seus resultados.

Concentre-se para ser melhor

Profissionais desportivos afirmam que o treino individual evita distrações e, portanto, facilita a concentração e a atenção no que está a ser feito. Como consequência, resultados mais eficazes podem ser alcançados respeitando cada exercício e os tempos de descanso.

Uma boa maneira de ser ativo e manter a eficiência e a concentração do treino é a música. Vários estudos2 realizados em universidades indicam que o exercício é mais eficiente quando praticado de forma sincronizada com a música e acrescenta que os melhores sucessos para a atividade física são aqueles que seguem um ritmo mais elevado.

Segundo os especialistas, a música é capaz de produzir um efeito de distração, fazendo com que o cérebro esqueça que está cansado e possa continuar o treino. Lembre-se de que, com o seu relógio Garmin, pode ouvir os seus sucessos favoritos3 enquanto treina, sem usar o telemóvel.

Meça, melhore e supere-se

Garmin ConnectSomente o treino exige que cada desafio físico se torne um desafio pessoal. É a oportunidade perfeita para fazer uma autoavaliação e analisar quais são as suas forças e oportunidades de superação. Para isso, é essencial poder ver o progresso e as melhorias monitorizando a atividade.

Conheça os dados como frequência cardíaca no treino cardio; saiba quantas calorias queimou; ou acompanhe o progresso no tempo, são algumas das informações que ajudam a ver os resultados da sua evolução física, influenciam a motivação e o levam a desejar continuar a melhorar. Se possui um relógio Garmin, pode medir todo o seu treino e analisar estatísticas e dados através do Garmin Connect, para atingir todos os objetivos que definiu.

O treino individual irá dar-lhe asas para adaptar o exercício às suas possibilidades, ajudará a concentrar-se em cada exercício e acabará por ter um impacto positivo nos resultados e na força mental. Adicione toda a ajuda oferecida pelo seu relógio Garmin e não haverá ninguém que o faça parar!