Fábio Costa (Kelly/InOutBuid/UDO) sagrou-se campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, corporizando o domínio da equipa de Oliveira de Azeméis na corrida de 138,2 quilómetros.
Os comandados de Manuel Correia executaram uma tática de risco, lançando Fábio Costa, Pedro Miguel Lopes e José Sousa para a frente de corrida, quando estavam percorridos 45 quilómetros.
A desorganização inicial no pelotão permitiu ao trio conquistar uma vantagem de cerca de 3 minutos, que foi sendo gerida, apesar das tentativas do Feirense e da LA Alumínios-LA Sport para anular a escapada.
Os três corredores da Kelly/InOutBuild/UDO chegaram à reta da meta, uma rampa propícia a sprints em força, para a discussão do título. Fábio Costa e Pedro Miguel Lopes proporcionaram uma emocionante luta pela camisola de campeão, com triunfo do primeiro. Os dois completaram o percurso em 3h31m18s, à média de 39,200 km/h. José Sousa fechou o pódio, a 10 segundos.
“O nosso plano era manter o pelotão compacto até á entrada no circuito, não permitindo a formação de fugas muito numerosas. Logo no início do circuito saímos num grupo de sete. No final da subida pressionámos e ficámos apenas os três da equipa na frente. A partir daí demos o máximo para chegarmos os três. Concretizei o sonho de ser campeão nacional, mas o mais importante foi a exibição coletiva. Foi das corridas mais bonitas que já vi”, afirmou o novo campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, sucessor de João Almeida.
Pedro Silva (Rádio Popular-Boavista) foi o primeiro corredor do pelotão, gastando mais 1m33s do que o vencedor. Terminaram 25 dos 79 ciclistas que alinharam à partida, numa corrida que se tornou bastante dura.
Prova de fundo para elite
Os Campeonatos Nacionais de Estrada terminam, hoje, com a prova de fundo para elite. Será uma corrida de 165,6 quilómetros, com partida às 11h00 e chegada prevista para as 15h30, nas instalações da Majorfe, em Gandra, Paredes.
Tal como na prova de sub-23, os corredores vão percorrer 42,3 quilómetros, antes de entrarem no seletivo circuito. A corrida termina à nona passagem pela meta.