Nem mesmo o frio e a chuva ofuscaram o entusiasmo com que os mais de 1200 participantes alinharam ontem, 5 de Março, na primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia, uma organização conjunta da eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior.
Oriundos, maioritariamente, de Portugal e Espanha, entre os ciclistas contaram-se também nacionais do Reino Unido, Brasil, Canadá, Áustria, Bélgica, entre outros.
As duas maiores distâncias foram percorridas a grande velocidade, o que não impediu que na frente das respectivas corridas se formasse um grupeto que disputou a vitória ao sprint, cortando a meta com uma média horária superior a 40 km.
O master A da União Ciclismo do Alentejo, Mário Ferreira, impôs-se no Granfondo (146 km), enquanto que Miguel Pereira (Higirecolhas/Vulcal-CCC) triunfou no Mediofondo (121 km).
Fábio Abreu (Proteu Cycling Team – CP Retorta) levou a melhor no Minifondo (64 km), tendo alcançado isolado a meta instalada na Avenida Comendador Rui Nabeiro, em Badajoz.
Representada por mais de meia centena de atletas, a geral feminina foi ganha por Liliana Silva (Brinox Cycling Team), Ana Sobreira (Love Tiles) e Isabel Guerreiro (JIC Racing Team), respectivamente, no Granfondo, Mediofondo e Minifondo. Mais classificações em: resultados.stopandgo.
De entre as 33 formações representadas neste evento que recolocou as grandes provas de ciclismo no Alto Alentejo, o troféu para a equipa mais numerosa coube ao Ciclo Clube BTT de Elvas, com 43 inscritos. Será daqui que, no próximo ano, arrancará mais uma edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia, situação que se repetirá em 2025, mas a partir da cidade de Campo Maior.
Sem deixar de lamentar os abandonos motivados por episódios de hipotermia de alguns atletas, Manuel Zeferino considera que esta estreia do EuroBEC Granfondo “correu muito bem”. Registou-se “uma participação muito forte, com quase 1500 participantes validados. Partiram um pouco mais de 1200 porque a chuva provocou algumas desistências, mas as condições em que a corrida se desenrolou, apesar de alguns percalços, deixa-nos muito satisfeitos”. O organizador destaca, ainda, o facto desta ter sido “uma prova corrida a altíssima velocidade, com grandes grupos de ciclistas do Mediofondo e Granfondo a chegarem à meta para disputarem o primeiro lugar”.