Ecovia 1 de Lisboa a Badajoz

1895

A ecovia 1 é uma via desenhada aproveitando estradas, caminhos e trilhos com reduzido/nulo tráfego automóvel, passando por locais de grande beleza natural e ligando Lisboa a Badajoz. Um percurso com inclinações suaves e dezenas de quilómetros de caminhos e estradões em terra batida

“Cada minuto é uma novidade” poderia muito bem ser a frase chave deste fascinante percurso que o leva da capital portuguesa até á cidade raiana de Badajoz, em terras de nuestros hermanos. Passando pelas lezírias ribatejanas e percorrendo o Alentejo dos montes, montados de sobro e olivais extensos o viajante em duas rodas é confrontado com a história e a cultura destas regiões ainda imunes às invasões de turistas tão comuns nas zonas da orla costeira. Deixe-se levar pelas cores e cheiros que vai encontrando pelo caminho e pedale bem devagar ao seu próprio ritmo. Verá que a cada estradão ou caminho que percorrer será invadido por novas sensações que o levarão querer parar a cada metro para respirar o ambiente de paz e tranquilidade que o envolve. As gentes saberão recebê-lo muito bem.

Aproveite bem as vistas panorâmicas sobre os rios, os vales, os montes e as planícies. Vá a banhos nas albufeiras das barragens e açudes ou simplesmente percorra as ruas destas belas vilas e cidades, com arquitectura a uma escala humana e tradicional, com muitas paredes caiadas de branco. Visite castelos, fortes ou simplesmente lojas de comércio tradicional.

No final, o regresso da sua viagem pode ser feito de comboio. Em Badajoz a CP disponibiliza dois comboios regionais diários, um bem cedo pela manhã e outro a meio da tarde, onde lhe é permitido viajar com a sua bicicleta.

De Badajoz a Lisboa terá de fazer um transbordo de 15 minutos no Entroncamento, com a viagem a demorar cerca de 4:00h no total, o suficiente para admirar do interior do comboio algumas das paisagens por onde acabou de pedalar.

Características:
Passeio SELF GUIDED com assistência
» 2 dias, 1 noite
» 2 dias em BTT (310km)

» Nivel de dificuldade:
Muito Exigente (155km diários sem desnivel significativo e cerca de 45% em asfalto)

Etapas:
Etapa 1 » Lisboa/Montijo a Pegões: 57 km
Etapa 2 » Pegões a Coruche: 53 km
Etapa 3 » Coruche a Mor:a 45 km
Etapa 4 » Mora a Avis: 45 km
Etapa 5 » Avis a Estremoz: 55 km
Etapa 6 » Estremoz a Elvas: 55 k
Etapa 7 » Elvas a Badajoz: 22 km

Um programa: Caminhos da Natureza

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome