A enfermeira Ana Santos, que vive em Dublin, na Irlanda, há dois anos, vai utilizar a sua viagem de regresso a Portugal como forma de sensibilização para as alterações climáticas, ao pedalar mil quilómetros pela Greenpeace.

Depois de fazer muitas viagens de avião entre a Irlanda e Portugal, a enfermeira, que vai regressar de forma definitiva, decidiu que a última viagem entre os dois países será feita de uma forma ecológica, ao utilizar o ferry, comboios e a sua bicicleta.

“A ideia era conhecer outra cultura, outro país e diminuir a pegada ecológica, mas entre amigos surgiu a opção de fazer a sensibilização”, disse Ana Santos.

Estando planeado realizar uma parte da viagem, cerca de mil quilómetros, de bicicleta, a enfermeira decidiu angariar um euro por cada quilómetro e doar o valor à Greenpeace. A coleta está aberta a quem quiser participar em www.justgiving.com.

“Escolhi a Greenpeace porque foi sempre uma organização que segui e que sempre considerei uma fonte de inspiração”, revelou.

A viagem começa na quinta-feira, data em que a enfermeira vai apanhar um ferry entre Dublin e Cherbourg, em França, onde vai dar início ao percurso de bicicleta até Hendaye, também em França.

De Hendaye até ao Porto, cidade de que é natural, Ana Santos planeia viajar de comboio e prevê chegar entre 22 e 24 agosto.

O interesse pelo ambiente surgiu depois de criar, “em parceria com uma colega da psicologia”, o projeto “Semente”, uma iniciativa focada em estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Com este projeto, Ana Santos percebeu que os seres humanos “são mais do que o que comem ou bebem e que são influenciados por outros fatores, sendo um deles o ambiente”.

O gosto pelo ambiente criou a vontade “de querer experimentar outras coisas” e levou-a para Dublin, onde tirou um curso de coach de nutrição e saúde.

“Nesta viagem espero conhecer pessoas, iniciativas e organizações comprometidas em contribuir com práticas sustentáveis para o bem-estar ambiental, social e económico”, lê-se na página de angariação de fundos da viagem.

Até ao momento, Ana Santos conseguiu angariar 571 euros. Pode também contribuir em justgiving.com.

Deixar uma resposta