PUB bikeinn_cod_728x90_por

Talvez tenha decidido voltar ao selim à medida que os dias mais quentes se fazem sentir, ou poderá ser o caso de que já seja um ciclista veterano com uma rotina de recuperação própria.

Qualquer que seja o seu caso, a recuperação física após um treino de ciclismo, a qual se deseja o mais rápida e eficaz possível. Recuperar do ciclismo pode ser uma ciência para muitos, mas com algumas das dicas aqui expostas poderá desfrutar de entretenimento enquanto prepara o seu corpo para mais umas horas de estrada.

PUB

Desligue-se completamente

É mais facilmente dito que feito. Se o corpo está dorido em mais lugares do que pensava existirem, é recomendável que coloque o seu estado de mente focado em outras atividades lúdicas.

Aqui entra toda uma panóplia de entretenimento, na qual se incluem as plataformas de streaming onde para além de filmes ou séries também poderá encontrar documentários interessantes, como “O Dia que Menos se Espera”, “Prova de Superação” ou “Ícaro”.

Se gosta de jogos, existe muito por onde se divertir e distrair mente e corpo pare recuperar do ciclismo. Neste campo, a referência passa pela série “Pro Cycling Manager” que o coloca à frente dos destinos de uma equipa de ciclismo.

Também no campo da música as plataformas de streaming vão tomando o seu devido lugar de relevo, sendo que esta também ajuda à libertação de endorfinas no corpo, constando como uma das dicas de recuperação mais comuns entre atletas de alta competição.

Atividade física muito ligeira

Poderá ser das últimas palavras que deseja ler caso tenha abusado na última sessão, mas um pouco de exercício leve pode fazer maravilhas. Saia de casa para um passeio na natureza e quem sabe não ficará em mente com novas dicas para um passeio de bicicleta enquanto descobre (ou redescobre) tais locais.

Evite esforços e permita ao seu corpo recuperar ao seu ritmo natural, motivo pelo qual uma caminhada é mesmo a recomendação entre especialistas.

O alimento perfeito

Nem só de alimentos falamos ao assumir que a hidratação é essencial. No esforço continuado do ciclismo, existe uma perda considerável de sais minerais. A sua reposição pode ser efetuada através de formas naturais, ou seja, com o consumo de água em abundância.

Muitos especialistas dirão para consumir bebidas “ricas” em sódio, mas pode muito bem repor estes níveis através da alimentação. Idealmente, com algum foco em fibras, proteína e hidratos de carbono, sempre sem exagerar.

Uma boa noite de sono

Uma noite de sono completa estaria entre as melhores dicas de recuperação para qualquer atleta. Poderá estar cansado e dorido, o que na teoria ajudaria a descansar mais profundamente, mas nem sempre é assim.

Prepare um ritual ligeiro antes da hora de dormir, desligando-se de quaisquer estímulos. Cafeína, comidas pesadas ou ecrãs (incluindo o seu telemóvel) podem muito bem esperar pelo dia de amanhã.

Permita-se tempo suficiente para uma noite de sono rejuvenescedora e verificará que o seu corpo o recompensa com uma recuperação em tempo recorde. Ainda que cada pessoa tenha um perfil de sono muito particular, as tradicionais 8 horas costumam ser suficientes para a grande maioria.

As nossas dicas para um passeio de bicicleta bem gerido não se esgotam por aqui. Cabe a si entender o que o seu corpo necessita para uma recuperação mais eficaz. Os pontos básicos que resultam para atletas de alta competição estão aqui dispostos.

No que é muitas vezes entendido como “castigar o seu corpo” numa sessão intensa de exercício, há que o recompensar de seguida. Tal passa por tratar da sua mente, relaxar, permitir tempo em quantidade e qualidade ao corpo para repor os níveis de energia anteriores e regressar ainda mais forte.

Desta forma, não tardará muito até estar preparado para fazer novamente mais uns quilómetros ao selim!

PUB