David Valero conquista a BUFF® SUPER STAGE da Andalucía Bike Race depois de se isolar a 20 km da meta, com esta chegada sozinho consolidou a liderança.

Na categoria feminina houve mudança de líder. Hildegunn Hovdenak, após uma grande etapa, consegue retirar 7 minutos a Fischer. A atleta de Málaga vai dar tudo na etapa de amanhã.

Cordoba acolheu a etapa BUFF® SUPER STAGE da Andalucía Bike Race presented by Caja Rural Jaén com um percurso duro e exigente para os Bttistas. A exigência da eatpa verifica-se não só pelo perfil de 87,2 quilómetros com 1.693 metros de desnível acumulado, a mais longa de toda a edição, como pelo traçado extremamente difícil.

Nos primeiros quilómetros, a etapa desenrolou-se ao longo do trilho emblemático da cordilheira Cordovan, com passagem pelo canal Guadalmellato. Uma vez na subida de La Canchuela, houve uma seleção onde David Valero (MMR Factory Racing) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team por Marconi) estiveram sempre presentes.

Mais uma vez, como nas etapas anteriores, a equipa (BUFF®-Scott MTB) esteve sempre na cabeça da corrida com Luis Leao Pinto e Miguel Muñoz. Papel importante teve também Fernandez (Wolfbike), que correu com o grupo da frente, defendendo a sua terceira posição na geral.

A passar por Trasierra, o grupo se separou. Por um lado, Valero, Ferreira e Becking, depois um segundo grupo comandado pela equipa (BUFF®-Scott MTB) com Luis Leao Pinto, Miguel Muñoz e Juan Pedro Trujillo (Bargosa Silverback).

Na categoria feminina a luta pela liderança na geral forçou a norueguêsa Hovdenak (Nessetck) a impor um ritmo muito forte para roubar segundos a Fischer (MMR Factory Racing) que não a deixou ir. Sensivelmente a meio da etapa, a norueguesa conseguiu uma distância de Fischer de quatro minutos, mas ainda haviam mais de 40 quilómetros de prova a cumprir até à chegada.

Uma vez transposto o Cerro Muriano e iniciando-se o percurso da antiga linha de comboio, deu-se início a uma nova etapa, já que este era um percurso rolante e muito rápido, ao longo de estradas sinuosas e estreitas.

Rapidamente os ciclistas chegaram à descida por Santo Domingo. Os homens da equipa (BUFF®-Scott MTB) Sánchez e Muñoz, conseguiram chegar ao grupo de Valero, Ferreira e Becking. A descida para a capital de Córdoba voltaria a ser fundamental para o resultado final quando faltavam 20 quilómetros para a linha de chegada.

Valero, no auge de La Palomera, atacou para conquistar a etapa e o ataque correu bem. O atleta de Granada depois de sentir, ao quilómetro 20 que se encontrava bem, decidiu atacar e saiu do grupo onde seguia Ferreira.

O ataque culminou com a chegada ao fim da eatpa sozinho, tornando-se mais líder, depois de chegar com quase três minutos de avanço de Tiago Ferreira. O pódio ficou completo com os homens do (BUFF®-Scott MTB) Muñoz e José María Sáchez.

Na categoria feminina, a norueguesa aumentou a distância para Fischer. A malaguenha acusou o esforço de ontem e perdeu sete minutos para Hovdenak na etapa. A terceira posição ficou para Lisette Ronsenbeck, a mais de vinte minutos da líder.

Classificação da BUFF® SUPER STAGE Elite Masculina:

1. David Valero 03:25:39
2. Miguel Muñoz 03:27:06
3. José María Sánchez 03:27:07

Classificação da BUFF® SUPER STAGE Elite Feminina:

1. Hildegunn Hovdenak 04:09:10
2. Natalia Fischer 04:16:14
3. Lisette Rosenbeck 04:30:13

Classificação geral Elite Masculina:

  1. David Valero 12:31:46
  2. Tiago Ferreira 12:38:46
  3. Víctor Fernández 12:45:54

Classificação geral Elite Feminina:

  1. Hildegunn Hovdenak 15:34:14
  2. Natalia Fischer 15:39:33
  3. Lisette Rosenbeck 16:23:50

Vídeo com os melhores momentos da 5ª etapa da Andalucía Bike Race:

Amanhã, última etapa e final da nona edição

Córdoba acolhe novamente a última etapa, a FINISHER STAGE, uma etapa de 57,8 quilómetros que será um recital de magníficos trilhos pelas montanhas de Córdoba, onde não faltará a ascensão ao mítico Reventón ou os caminhos inesquecíveis de Santo Domingo.

Deixar uma resposta