Dia 28 de fevereiro é o Dia da Andaluzia e foi também dia de última tirada da Andalucía Bike Race by Garmin na localidade de Jaén.
Saímos do hotel cedo e logo se notou a redução de trânsito na localidade, em comparação ao dia anterior, contudo, pouco depois do tiro de partida, depressa descobrimos para onde tinham ido imensos populares.
O tiro de partida deu-se no mesmo local do dia anterior, mas em sentido contrário, com uma saída logo a subir, com destino ao belo castelo da localidade, sendo que pouco depois de deixarmos o castelo do nosso lado direito e, ao fim de cerca de 3,5 km iniciámos a descida e os trilhos, inicialmente com várias linhas passíveis de escolha.
Aos 6 km chegámos ao primeiro engarrafamento do dia, ao sairmos de um singletrack a descer e atravessar uma estrada, para então entrarmos num outro singletrack, agora este, a subir com uma inclinação considerável.
Por esta altura já começamos a perceber onde andava a população e, não era raro o local mais bonito ou desafiante onde não existissem pessoas a ver e a apoiar calorosamente todos os ciclistas que iam passando.
Com algumas picadas interessantes, durante cerca de 1 km, que chegavam a ultrapassar os 20% de inclinação, o frio que se sentia de manhã (saímos do hotel com geada no automóvel), depressa desapareceu e o suor já escorria pela testa abaixo.
Por ali fomos seguindo, percorrendo imensos singletracks muito divertidos, com algumas zonas a exigirem um pouco mais de técnica, principalmente para subir, à mistura com ou outro pedaço de estradão e sempre com imensa gente a apoiar durante grande parte do percurso.
O singletrack que antecedia o primeiro abastecimento do dia, aos quase 19 km, dava uma sensação estranha e estava constantemente a puxar-nos para a berma, não tendo dado para perceber se por inclinação do terreno, se por ilusão óptica causada pela inclinação dos pinheiros que o ladeavam.
No abastecimento optámos por retirar alguma da roupa de levávamos e depois de uma rápida alimentação e hidratação, nos voltámos a pôr ao caminho, pois ainda nem a meio da dificuldade do dia íamos.
A maior subida do dia, em que o abastecimento ficava um pouco antes de meio, iniciava-se aos cerca de 17 km e terminava aos 24,5 km e acumulava cerca de 600 m, portanto, altura para abastecer de hidratos e cafeína, com um Nutrend CarboSnack Gel com cafeína da Suplementos24.
Após isto, uma descida e… nova subida. E que subida. Cerca de 1 km de singletrack inclinado e com imensa pedra, que foi na sua generalidade, feito com a bicicleta à mão. Contudo, como se costuma dizer, o que sobe, também desce. E assim foi… Uma descida também ela em singletrack, que depressa fez esquecer a subida, com uma ou outra zona curta um pouco mais exigente.
Os últimos 6 km foram quase na sua totalidade em estradão, onde deu para imprimir uma maior velocidade e queimar os últimos fósforos que restavam às pernas, até chegarmos à Olivo Arena, pela última vez nesta edição da Andalucía Bike Race by Garmin, terminando com 39,6 km e 1330 m de subida acumulada.
Amanhã, primeira tirada a sair desta zona mais chegada a Córdoba, mais precisamente de Villafranca de Córdoba, onde nos esperam 57,6 km e 1480m de subida acumulada.
Todas as informações em www.andaluciabikerace.com.