A Seleção Nacional/Liberty Seguros venceu hoje a Costa Blanca Bike Race, em Espanha, através da dupla formada por David Rosa e por Tiago Ferreira. Os dois lusos ganharam com autoridade a quarta e última etapa, subindo ao topo da classificação geral.
Apesar de curta – apenas 7 quilómetros – a derradeira etapa da prova revelou-se a mais decisiva, dado que o contrarrelógio, em Alfas de Pi, com final em alto, estabeleceu diferenças significativas.
David Rosa e Tiago Ferreira foram os mais rápidos, gastando 21m18s, menos 56 segundos do que os espanhóis David Valero e Carlos Coloma, segundos classificados em Alfas de Pi. Os checos Jan Skarnitzl e Ulman Matous, que começaram o dia na dianteira da classificação geral, com 12 segundos de vantagem sobre os lusos, não foram além da terceira posição, a 59 segundos de Rosa e Ferreira.
Mário Costa e Ricardo Marinheiro formaram a segunda equipa da Seleção Nacional/Liberty Seguros, terminando na 12.ª posição da geral, um resultado prejudicado pelos problemas mecânicos no decorrer da terceira etapa.
A vitória na Costa Blanca Bike Race garantiu a Portugal 160 pontos no ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos. A qualificação fecha no final de maio e a Seleção Nacional/Liberty Seguros luta por conseguir apurar dois betetistas para o Rio de Janeiro. Há quatro anos, em Londres, o BTT luso esteve pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, na altura apenas por intermédio de David Rosa.