Conheça a bicicleta mais leve da Volta a França

4207

A 3M desenvolveu em conjunto com a empresa canadiana Cervélo Cycles a bicicleta mais leve da Volta a França. Desde que começou a Tour de França em Julho de 1903, a tecnologia tem vindo a ser uma importante parte desta competição de Verão. Os progressos nas bicicletas através de mais de meio século de história têm sido tão marcantes que mudaram a própria concepção do desporto.

Cervélo RCAPara trás ficaram as míticas bicicletas com caixa de aço com que Miguel Induráin se tornou campeão em Champs-Élysées cinco anos consecutivos. Actualmente, as equipas procuram bicicletas inovadoras que permitam cumprir os seus objetivos.

Os contínuos avanços tecnológicos neste desporto procuram apenas ajudar o ciclista a alcançar máximo rendimento tanto em montanha como em etapas planas. Um destes processos foi desenvolvido pela 3M em parceria com a empresa Cervélo Cycles.

O resultado foi a Cervélo RCA, uma bicicleta que incorpora no seu desenho a resina Powerlux da 3M. Integrada por nano partículas, a resina 3M torna a estrutura de carbono a mais leve do mercado sem afetar a resistência. O uso deste material protege também a bicicleta de fissuras e mossas.

A resina 3M fornece tanta leveza que caso se adicionasse uma garrafa de água ao marco da RCA – que pesa 667 gramas- o seu peso duplicaria.

A suavidade das formas e módulos implica maior rendimento e potência à bicicleta, transferindo uma maior precisão para os seus caminhos.

Qualquer avanço ou melhoria na incondicional aliada do ciclista vai ajudá-lo a superar com êxito as diferentes etapas da Tour. Os avanços científicos como o da Cérvelo são apenas um apoio para o desportista. Subidas como a de Tourmalet ou a de Alpe d’Huez vão continuar a ser um árduo feito apto apenas para profissionais deste desporto de resistência.

Saiba mais aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome