A começar pela bicicleta que será pilotada pelo campeão do Tour de France de 2020 e 2021, Tadej Pogačar no próximo domingo no 2021 UCI Road Racing World Championship na Bélgica, a Colnago irá integrar a tecnologia blockchain nas suas novas bicicletas.
Sendo o primeiro fabricante a vincular os seus produtos físicos a um “livro razão” virtual, a Colnago lidera o caminho para garantir a validade e a prova de propriedade de novos quadros Colnago. A Colnago começará a alavancar a tecnologia blockchain nos seus quadros a partir de 2022.
“Quer sejam travões de disco, o uso de fibra de carbono ou designs aerodinâmicos, a Colnago sempre foi uma empresa que traz inovações ao mercado antes de outras marcas de ciclismo”, disse Nicola Rosin, CEO da Colnago.
Manolo Bertocchi, chefe de marketing da Colnago, acrescentou: “Temos olhado para a segurança fornecida pela tecnologia blockchain, para dar aos nossos clientes a confiança de saber que o quadro que estão a comprar é autêntico e para demonstrar a cadeia de propriedade eternamente. Também iremos anunciar outras funções baseadas em blockchain com a vinda do novo ano. “
O parceiro da Colnago para este programa inovador, é a empresa italiana de tecnologia MyLime, que desenvolveu uma forte base de parceiros no mercado de luxo. O MyLime conectará os quadros Colnago ao Automotive Blockchain®, onde os registos de fabrico, transporte e venda de qualquer quadro serão registados. Como os dados armazenados no blockchain são distribuídos, eles não podem ser falsificados ou alterados depois de registados, fornecendo a prova final de propriedade.
Os Colnago V3Rs que serão pilotados por Pogačar no UCI Road World Championship em 26 de setembro, apresentarão uma pintura especial ‘Ice & Fire’ que o esloveno de 23 anos projetou e serão leiloados no momento do lançamento do novo site e aplicação da Colnago em 2022.
Tadej Pogačar disse: “Foi a primeira vez que projetei uma bicicleta e trabalhar com os engenheiros e designers da Colnago foi muito empolgante. A ideia é que a minha cabeça esteja fria como gelo durante as corridas, mas as minhas pernas estarão sempre em fogo e a Colnago entregou-me cores Geladas para representar essa dicotomia. “
A Colnago passará a adicionar transações de blockchain às bicicletas de equipa e produção em 2022 e as informações sobre fabrico, vendas e propriedade serão armazenadas na plataforma baseada em blockchain do MyLime, onde podem ser acedidos por qualquer pessoa. Além disso, a Colnago disponibilizará ao proprietário uma versão Token Não Fungível (NFT) de cada bicicleta.
O parceiro técnico da Colnago, MyLime, desenvolveu e criou uma etiqueta RFID que está intrinsecamente ligada ao quadro da bicicleta e concede acesso às informações do passaporte digital da bicicleta por meio de uma aplicação de smartphone, que está vinculada ao blockchain.
Quando o quadro é vendido a um novo proprietário, a transferência de propriedade pode ser gerida com o processo certificado do MyLime. A transparência oferecida pela solução blockchain do MyLime irá fornecer rastreabilidade absoluta e garantir o valor da bicicleta ao longo do tempo.
Além disso, a Colnago e a MyLime avaliaram as várias tecnologias de blockchain que respeitam os paradigmas de sustentabilidade e escolheram aquela, entre as disponíveis e confiáveis, que melhor limita o uso de recursos computacionais intensivos para validação de blocos.
Mais info em www.colnago.com.