PUB bikeinn_cod_728x90_por

As versões masculina e feminina da Flèche Wallonne e da Liège – Bastogne – Liège foram agendadas para 21 e 25 de abril, respetivamente.

Clássicas das Ardenas 2021 de regresso com a primavera a um passo
© A.S.O. Gautier Demouveaux

A Flèche Wallonne regressa à tradicional partida em Charleroi, com um percurso mergulhado na história da corrida até à subida final do Mur de Huy, enquanto a Liège – Bastogne – Liège terá um topo extra no final, ​​graças à junção com a Côte de Desnié.

PUB

As duas corridas femininas também foram aprovadas pelos organizadores. Os percursos masculino e feminino irão convergir nos 90 quilómetros finais na Flèche Wallonne e nos 80 quilómetros finais na estrada para Liège.

Clássicas das Ardenas 2021 de regresso com a primavera a um passo
© A.S.O. Thomas Maheux

Novos parceiros juntam-se as corridas, incluindo AG, Shimano e Decathlon, enquanto a Cofidis renovou o seu compromisso.

Clássicas das Ardenas 2021
© A.S.O. Thomas Maheux

O recém-coroado campeão do mundo foi o único que ficou com um gosto amargo na boca após as excecionais edições de outono das clássicas, realizadas no final da temporada de 2020. As vitórias de Marc Hirschi e Anna van der Breggen na Flèche Wallonne, seguidas das vitórias de Primož Roglič e Lizzie Deignan na Liège – Bastogne – Liège, estavam em linha com o caráter das clássicas das Ardenas, surgindo no final de corridas exaustivas nas quais apenas os ciclistas mais fortes permanecem até ao fim. Seis meses depois, é hora dos candidatos à vitória na Flèche Wallonne redefinirem os seus calendários para as datas habituais. Os homens sairão de Charleroi, que foi palco da partida entre 1998 e 2012.

© A.S.O. Gautier Demouveaux

A estrada para Huy seguirá o percurso tradicional este-oeste e colocará o pelotão contra a Côte d’Yvoir pela primeira vez, mas a Côte de Gives, outra novidade no percurso é onde a corrida irá endurecer. Após dois circuitos de 32 km, com um perfil que se parece com uma lâmina de serra, o confronto final acontecerá no mítico Mur de Huy, o teste final para os “puncheurs”. A corrida feminina irá juntar-se ao percurso da corrida masculina nos 90 quilómetros finais. Será que Anna van der Breggen, a mestre indiscutível do Chemin des Chapelles, com seis vitórias, será capaz de manter o seu domínio neste percurso reforçado?

© A.S.O. Gautier Demouveaux

Liège – Bastogne – Liège alterou a linha de chegada para o centro da cidade em 2019. Um ataque solitário rendeu a Jakob Fuglsang a vitória naquele ano, enquanto em outubro passado foi um grupo de cinco que disputou a vitória numa corrida confusa. Desta vez, a reta final no Quai des Ardennes virá após quase 260 quilómetros de corrida num percurso com a novíssima Côte de Desnié, uma subida dura (1,6 km em uma inclinação média de 8%) que vem pouco antes da decisiva Côte de la Redoute, o ponto onde o ácido láctico começa a atingir níveis agonizantes.

© A.S.O. Gautier Demouveaux

Os ciclistas terão que deixar algo no tanque se quiserem usar a Côte de la Roche-aux-Faucons como trampolim para tentar vencer a Velha Senhora. O mesmo vale para as mulheres, que vão começar a edição deste ano em Liège e enfrentar outro percurso exaustivo de 141 km: a quinta corrida da prova feminina levará o pelotão à Côte de Desnié, Col du Rosier e Côte des Forges pela primeira vez.

Clássicas das Ardenas 2021
© A.S.O. Thomas Maheux

Três novos parceiros e um compromisso renovado:

Em 2021, as clássicas das Ardenas têm o prazer de receber AG como novo “Parceiro Principal” das quatro corridas belgas. O ciclismo faz parte do ADN da AG há muito tempo. Através das suas parcerias, a AG procura promover o ciclismo como desporto e no dia a dia. Esta parceria é um compromisso de longo prazo, que vai até o final de 2024.

Conforme anunciado há um mês, a Shimano é agora um “Parceiro Oficial”. A empresa japonesa alavancará a sua experiência e know-how na área de apoio técnico neutro.

A Decathlon é agora um “Fornecedor Oficial”. O seu foco estará nos jovens e na segurança das bicicletas.

Por último, a Cofidis, que está ao nosso lado desde 2012, alarga a sua aposta nas clássicas das Ardenas como “Parceiro Oficial”.

Clássicas das Ardenas 2021
© A.S.O. Gautier Demouveaux

Mais info em www.liege-bastogne-liege.be e em www.la-fleche-wallonne.be.

PUB