A Specialized Venge equipada com a transmissão Driven da CeramicSpeed torna-se a bicicleta de estrada mais aerodinâmica.

A Specialized Venge equipada com a transmissão Driven da CeramicSpeed torna-se a bicicleta de estrada mais aerodinâmicaA especialista em eficiência da transmissão e rolamentos, CeramicSpeed, avançou na sua busca para inovar e irromper a indústria de transmissão de bicicletas.

Desde a revelação da Driven em 2018 – um revolucionário conceito de transmissão que elimina a corrente e os desviadores – a empresa dinamarquesa recentemente colaborou com a Specialized para colocar o sistema sem corrente nas suas aero.

CeramicSpeed SpecializedAté hoje, a bicicleta de estrada mais aerodinâmica da Specialized é a Venge, com todos os aspectos do seu design desafiados e testados. Esforçando-se continuamente para estabelecer novos padrões de referência, os engenheiros da Specialized abriram a porta à CeramicSpeed ​​com o interesse de examinar o verdadeiro potencial da Driven e os ganhos aero que poderiam ser alcançados com um sistema de transmissão tão radical.

CeramicSpeed Specialized Driven Chris Yu, da Specialized, falou da importância das empresas procurarem inovações no ciclismo; “O nosso lema na Specialized é” Inovar ou Morrer “. Isso significa que estamos constantemente em busca de novos conceitos que ofereçam verdadeiros benefícios de desempenho para os nossos atletas. Inovações significativas em transmissões não acontecem com frequência, então estávamos ansiosos para testar o desempenho aero da Driven no nosso Win Tunnel”.

Driven, um inovador projeto de eixo de transmissão, que utiliza 21 rolamentos CeramicSpeed, foi projetado especificamente para o experimento pelo laboratório de P&D da CeramicSpeed em Boulder e liderado por Jason Smith, CTO da CeramicSpeed. Driven foi então adaptado a uma Venge para os testes, colocando-a contra uma Venge padrão no renomado Win Tunnel no campus da Specialized em Morgan Hill.

Depois de horas no túnel, os resultados revelam que uma Venge equipada com a Driven é a bicicleta de estrada mais aerodinâmica testada no Win Tunnel.

O protótipo mostrou uma melhoria aerodinâmica em relação à atual Venge de aproximadamente 3%, consistentemente em todos os ângulos de viragem. De acordo com Ingmar Jungnickel, líder de P&D em aerodinâmica da Specialized;

“As melhorias aerodinâmicas observadas com a transmissão Driven podem ser de até 8 segundos em 40km, os resultados que medimos são comparáveis ​​com a melhora aerodinâmica da Venge ViAS para a geração atual Venge. Num percurso plano, os ganhos aerodinâmicos estão na mesma ordem de grandeza que os ganhos obtidos através da redução do atrito da transmissão. Considerando que foi a primeira tentativa, parece que o sistema tem o potencial de ganhos aerodinâmicos adicionais no futuro”.

A CeramicSpeed ​​estabeleceu um novo marco na tecnologia de transmissão, aumentando a eficiência ideal para 99%. Quanto à Driven, para já a mais eficiente transmissão, parece provável que se torne a transmissão mais aerodinâmica até ao momento, com validação das experiências no Win Tunnel.

“Quando primeiramente embarcámos na iniciativa Pursuit of the 1% Drivetrain (em busca de transmissão 1%), o foco da equipa de Engenharia e Design de Produto foi atingir o nível máximo de eficiência mecânica, embora a eficiência aerodinâmica estivesse sempre em segundo plano. Durante as primeiras fases do desenvolvimento, ficou bem claro que a Driven pode muito bem tornar-se a transmissão mais aerodinamicamente eficiente. Mas a especulação não significa nada sem testes quantitativos. Graças ao rigoroso teste aerodinâmico no Win Tunnel da Specialized, ficou provado que ganhos aerodinâmicos significativos podem ser adquiridos com a Driven. É uma realização incrível em P&D para alcançar o sistema de transmissão mais eficiente já desenvolvido … tanto mecanicamente quanto aerodinamicamente”, disse o engenheiro-chefe e CTO da CeramicSpeed, Jason Smith.

Enquanto a Driven atualmente permanece um conceito, os resultados do Win Tunnel são instigantes, com algumas perguntas não respondidas sobre a capacidade de ser conduzível, aplicável a mudanças e o futuro das transmissões.

CeramicSpeed e Specialized exploram os benefícios aeroO chefe da divisão de ciclismo da CeramicSpeed, Martin Banke falou com grande entusiasmo sobre o futuro da tecnologia de transmissão:

“Desde que lançámos a Driven na Eurobike no ano passado, a capacidade de deslocamento e a mobilidade têm sido o nosso principal foco de P&D e fizemos avanços incríveis em apenas 10 meses. Ultrapassámos uma velocidade de 45 km/h durante o teste de carga no velódromo e tivemos grandes avanços num mecanismo de mudanças que estamos ansiosos para revelar num momento oportuno. Agora estamos ansiosos para mostrar como a Driven e os desenvolvimentos que fizemos, podem realmente mudar o futuro dos sistemas de transmissão de bicicletas”.

Com a eficiência mecânica e aerodinâmica estabelecida, a capacidade de condução a fazer progressos e a aplicabilidade de mudanças confirmada como o mais recente avanço, um sistema de transmissão sem corrente pode realmente ser o futuro do ciclismo?

Acompanhe todas as novidades em ceramicspeed.com.

Deixar uma resposta